Mato Grosso /

Sexta-feira, 17 de Maio de 2019, 20h:54

A | A | A

Seplag apresenta programa de atenção à saúde mental a gestores

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Saúde e Segurança da área Sistêmica, realizou nesta sexta-feira...


Imagem de Capa

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Saúde e Segurança da área Sistêmica, realizou nesta sexta-feira (17), a apresentação do Programa de Atenção à Saúde Mental aos secretários adjuntos, superintendentes, coordenadores e gerentes do órgão.

Durante o evento foram apresentados os objetivos do programa que visa identificar os principais fatores no ambiente de trabalho que estejam provocando mal-estar e sofrimento psíquico aos servidores visando o desenvolvimento de ações interventivas para a sua redução ou eliminação.

Entre os objetivos do programa também estão proporcionar espaços de acolhimento, escuta, orientação, acompanhamento e encaminhamentos de servidores que necessitem de algum tratamento especializado, conhecer a organização, o ambiente, os processos e as relações de trabalho e como eles podem estar causando algum tipo de desconforto e sofrimento ao servidor, bem como realizar intervenções que minimizem fatores de risco à saúde mental.

Ainda fazem parte do programa o desenvolvimento de ações de educação em saúde para a promoção da saúde mental e o monitoramento das ações desenvolvidas e seus efeitos na saúde mental dos servidores.

A Secretária Adjunta de Administração Sistêmica da Seplag, Eliane Albuquerque, pediu aos gestores que fiquem atentos às suas equipes, a problemas de saúde mental que seus liderados possam estar passando e que muitas vezes não são falados por quem está sentindo.

“Precisamos cuidar não somente dos processos do nosso dia a dia, mas também dos nossos liderados e colegas de trabalho. Muitas vezes o servidor está passando por algum problema e precisamos estar atentos para ajudá-lo”.

A coordenadora de Saúde e Segurança no Trabalho da Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica da Seplag, Grazielly Érika Rondina, explica que após o diagnóstico na pasta, o programa agora está indo para a segunda fase, que é a de planejar ações fundamentadas no diagnóstico situacional que contribuam com melhores condições de trabalho.

Programa

O programa faz parte da Política de Saúde e Segurança no Trabalho, instituída no âmbito estadual pela Lei Complementar 502/2013, e é encabeçado pela Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da Seplag. Esta coordenaria capacita e orienta as áreas sistêmicas do Estado para que a política seja implementada nos órgãos e entidades do Executivo.

Além da Seplag já foram capacitadas equipes nas secretarias de Saúde, Fazenda, Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Departamento Estadual de Trânsito, Controladoria Geral do Estado, Polícia Judiciária Civil e Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária.

Para que o programa seja desenvolvido no âmbito dos órgãos e entidades do Executivo, ele precisa de uma equipe multiprofissional composta, no mínimo, por psicólogo, assistente social e enfermeiro.

De acordo com o Coordenador Geral do Programa, Flávio Jabra Peixoto, é muito importante que as equipes multidisciplinares dos órgãos tenham apoio do nível estratégico para que a política possa ser implementada de forma eficiente.

“Esse trabalho de forma preventiva reduz o absenteísmo. Primeiro fazemos a análise da situação, depois a promoção e prevenção, e por último, o monitoramento. Só assim poderemos ter uma política de prevenção à saúde mental efetiva”.

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

19.07.2019 - 14h59
19.07.2019 - 14h57
19.07.2019 - 14h54
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.