Mato Grosso /

Quinta-feira, 08 de Novembro de 2018, 15h:16

A | A | A

Museu abre exposição permanente sobre visita do Papa João Paulo II

Nesta sexta-feira (04.12), a partir das 9h30, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso - MASMT abre as portas para uma nova exposição permanente. Dedicada...


Imagem de Capa

Nesta sexta-feira (04.12), a partir das 9h30, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso - MASMT abre as portas para uma nova exposição permanente. Dedicada à visita do Papa João Paulo II a Mato Grosso, na década de 90, a exposição no MASMT exibe objetos utilizados pelo pontífice em sua peregrinação pelo solo mato-grossense.

Compõe a nova exposição permanente a cadeira usada por João Paulo II quando recepcionou os povos indígenas, em Cuiabá, a casula e a mitra (roupa e chapéu) usados para rezar a missa campal, realizada no bairro Morada do Ouro (Sesi Papa) bem como o cálice e a patena daquela missa. A exposição conta ainda com um curto documentário em que Dom Bonifácio Piccinini fala sobre o evento católico, além de algumas fotos da visita do Papa.

“Já estamos planejando essa nova exposição permanente há algum tempo. Existe uma procura grande por parte do público que visita a exposição Dom Aquino (outra exposição permanente do MASMT), logo, nossa expectativa é a melhor possível, já que se trata de uma exposição inédita em Mato Grosso”, adianta Maria José, diretora técnica do MASMT.

Visita do pontífice

João Paulo II desembarcou no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, no dia 16 de outubro de 1991, e como de costume, ao chegar, ajoelhou-se e beijou o solo mato-grossense. Mesmo com a alta temperatura, a população invadiu as ruas, e o que se via era um mar de pessoas querendo ter um vislumbre do Papa.

Durante sua passagem pela região esteve em vários lugares e sua última visita foi à Universidade Federal de Mato Grosso, onde celebrou uma missa para 5 mil jovens, ficando impressionado com a participação destes. Ao término, visivelmente cansado, o Papa apoiou-se em uma cadeira e comentou que, mesmo assim, tudo valia a pena pela alegria e entusiasmo que o povo mato-grossense teve em recebê-lo.

Temporada do Museu

A Temporada 2015 do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso vem recebendo inúmeros agendamentos e visitações escolares, além de procura por parte de turistas dos mais diversos países. “Percebemos que o Museu tem grande apelo com as escolas e instituições de ensino superior. Temos boa recepção com os professores e muitos agendamentos mensais, de várias cidades do interior do estado, inclusive. Estiveram conosco este ano, estudantes de Poconé, Primavera do Leste, Poxoréo, Tangará da Serra, Barra do Bugres, além, é claro, de estudantes de Cuiabá e Várzea Grande. No período das férias, a visitação se intensifica. Em 2015 recebemos visitantes da Alemanha, Suécia, Holanda, Itália, entre outros”, comemora Maria José.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é administrado via contrato de gestão entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Associação Casa de Guimarães e está aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 9 às 17h.

Serviço

O que: Abertura da exposição permanente “Papa João Paulo II”

Onde: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Quando: 04 de dezembro, às 9h30

O Museu fica em frente à Praça do Seminário - Complexo Nossa Senhora da Conceição, próximo à Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá (confira no mapa). 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.