Mato Grosso /

Sábado, 08 de Junho de 2019, 14h:59

A | A | A

Mato Grosso realiza captação de múltiplos órgãos para doação

Com o apoio da Central Estadual de Transplante da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), foi realizada, nesta sexta-feira (07.06), a captação...


Imagem de Capa

Com o apoio da Central Estadual de Transplante da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), foi realizada, nesta sexta-feira (07.06), a captação de múltiplos órgãos coordenada por uma equipe de Mato Grosso - que passou por 10 anos de interrupção do serviço. Os servidores conduziram o procedimento no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).

Profissionais da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgaos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HPSMC mobilizaram-se desde o início da abertura do Protocolo de Morte Encefálica, o que possibilitou a captação em tempo hábil dos seguintes órgãos para doação: rins, fígado e córneas.

“Além de representar um grande feito para o Estado de Mato Grosso, a realização do procedimento de retirada dos órgãos de um doador simboliza o esforço de toda uma equipe que trabalha em prol do cidadão mato-grossense. Também é com muita satisfação que os servidores da Saúde se esforçam para retomar o procedimento de transplante de rim no Estado”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O retorno da captação local contou ainda com o apoio técnico de profissionais do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, que conduziram a retirada de fígado enquanto a equipe do Hospital Santa Rosa realizava a retirada dos rins. As córneas foram extraídas pela equipe do Banco de Olhos de Cuiabá.

“Assim, retomamos com a captação local, após vários anos de interrupção. Da mesma forma, o trabalho de avaliação e preparação dos pacientes com indicação de Transplante Renal também já teve início na unidade do Hospital Santa Rosa, tão logo já se tenha receptores aptos para receberem o enxerto, será possível realizar os transplantes renais no Estado”, explicou a Coordenadora Estadual de Transplantes da SES-MT, Fabiana Regina de Souza Molina.

O procedimento foi bem sucedido e os órgãos humanos coletados foram disponibilizados para a Central Nacional de Transplantes. De acordo com Molina, a equipe de transplante do Estado e o hospital credenciado já se encontram aptos para a tão esperada retomada do Transplante Renal em Mato Grosso.

Além do Sistema Estadual de Transplantes, estiveram envolvidos no procedimento o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, o MT Hemocentro, o Laboratório Imunogenética do Hospital Geral e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.