Internacional /

Terça-feira, 14 de Maio de 2019, 23h:38

A | A | A

Vereadores do Dallas se dividem sobre vinda de Bolsonaro à cidade

Carolina Antunes/PR Jair Bolsonaro visita Dallas nesta quinta-feira (15) Metade dos 14 vereadores de Dallas assinou, na tarde desta terça-feira (14),...


Imagem de Capa
Bolsonaro
Carolina Antunes/PR
Jair Bolsonaro visita Dallas nesta quinta-feira (15)


Metade dos 14 vereadores de Dallas assinou, na tarde desta terça-feira (14), uma carta contra a visita do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, à cidade. Os conselheiros municipais, como são chamados nos Estados Unidos, criticam as posições do presidente brasileiro em temas como os direitos de grupos LGBT, índios e negros. As razões são semelhantes às que levaram o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, a afirmar que Bolsonaro não seria bem recebido na maior cidade americana. 

Leia também: Se reforma cair, sete generais podem virar ministros, diz líder do governo

A carta assinada pelos vereadores afirma que receber Bolsonaro em Dallas gera um “profundo desapontamento” com o World Affairs Council of Dallas, onde o Bolsonaro receberá, na quinta-feira, homenagem da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, que o escolheu como “Personalidade do Ano”. A premiação ocorrerá em jantar de gala na noite desta terça-feira em Nova York, mas Bolsonaro cancelou sua participação depois do posicionamento do prefeito e de protestos.

Segundo os vereadores, isso é “providenciar ao presidente Bolsonaro uma plataforma para um evento que perigosamente normaliza seu autoritarismo e mostra apoio tácito a seus atos discriminatórios, palavras e posições políticas”, afirmam na carta.

Leia também: Planalto contraria rumores de exoneração e inclui Santos Cruz em viagem aos EUA

O principal articulador desta carta foi o vereador Scott Griggs. Considerado mais à esquerda que a média do Partido Democrata na cidade, ele busca a eleição para prefeito de Dallas. E a visita do presidente brasileiro entrou na disputa. Griggs tem usado politicamente o fato de seu principal oponente, o também democrata Eric Johnson, não ter condenado a visita de Bolsonaro, adotando a mesma posição do atual prefeito, Mike Rawlings, que afirmou discordar de Bolsonaro, mas que não se oporia à visita de um líder democraticamente eleito.

Na semana passada, Bolsonaro acusou de Blasio de ter se comportado “como um radical” ao se manifestar contra sua presença em Nova York e respondeu ao prefeito que “se não posso ser bem recebido em Nova York, seremos no Texas”. Após o episódio, o presidente brasileiro recebeu a solidariedade do vice Hamilton Mourão e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que criticaram a postura de Blasio .

Leia também: "São bombas nucleares que garantem a paz", afirma Eduardo Bolsonaro

Grupos pró e contra Bolsonaro organizam uma série de manifestações durante os dois dias de agenda do presidente na cidade. Brasileiros que moram na região e apoiam Bolsonaro se organizam, sobretudo em redes sociais, para elaborar cartazes e camisetas.

Por outro lado, além dos vereadores , 15 organizações não governamentais, de índios, negros, gays, sindicatos e ambientalistas, preparam protestos contra. A maior parte do grupo contrário ao presidente brasileiro é formada exclusivamente de americanos — há informações de apenas um brasileiro entre os organizadores dos protestos.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

19.07.2019 - 14h59
19.07.2019 - 14h57
19.07.2019 - 14h54
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.