Internacional /

Sexta-feira, 09 de Novembro de 2018, 12h:26

A | A | A

Trump barra a concessão de refúgio a imigrantes que entrarem ilegalmente nos EUA

Joyce N. Boghosian/White House - 9.11.18 Donald Trump assinou novo decreto sobre imigração nos Estados Unidos O presidente americano, Donald Trump,...


Imagem de Capa
Donald Trump assinou novo decreto sobre imigração nos Estados Unidos
Joyce N. Boghosian/White House - 9.11.18
Donald Trump assinou novo decreto sobre imigração nos Estados Unidos

O presidente americano, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (9) uma ordem que barra pedidos de refúgio nos Estados Unidos e proíbe a entrada ilegal de imigrantes pela fronteira com o México por 90 dias. 

Leia também: Trump quer cortar direito à cidadania de filhos de imigrantes nascidos no país

A mudança barra a opção de asilo a quem não entrar nos Estados Unidos por um posto oficial. Para isso, a administração de Trump invocou poderes de segurança nacional, que têm como objetivo proteger os Estados Unidos de ameaças externas.

Segundo o novo regulamento do Departamento de Segurança Nacional do país, o governo pode restringir a imigração "caso considere que isso está em consonância com o interesse nacional". "Nosso sistema de refúgio está sobrecarregado com excessivos pedidos injustificados de estrangeiros, que representam uma tremenda carga para nossos recursos", afirma o órgão. 

“A regra aplica esse princípio importante a estrangeiros que violarem a suspensão ou restrição no que diz respeito à fronteira sul imposta pelo presidente ao invocar uma autoridade declarada fornecida pelo Congresso para restringir a elegibilidade ao asilo”, decreta o comunicado.

Leia também: Trump ameaça fechar fronteira com o México para conter imigrantes hondurenhos

O Departamento diz ainda que o sistema de refúgio está sobrecarregado com a quantidade de pedidos, que acabam se transformando em um “peso tremendo” ao país e o impede de dar permissão a quem “verdadeiramente merece.”

O novo decreto foi assinado enquanto uma caravana de mais de 5 mil imigrantes , na maioria hondurenhos, caminham pelo México em direção aos Estados Unidos. Durante as eleições de meio de mandato, o presidente ameaçou fechar a fronteira sul e enviou militares para impedir a entrada dos imigrantes. 

Por outro lado, organizações não-governamentais dizem que o presidente não pode controlar a imigração porque a lei americana diz que o pedido de refúgio é garantido a qualquer pessoa que entre no país, não importa como. 

Leia também: Trump sofre dura derrota na Câmara, mas amplia bancada republicana no Senado

Segundo dados oficiais, no ano fiscal encerrado em setembro, 396.579 pessoas foram apreendidas após cruzar a fronteira sul ilegalmente. Trump deve anunciar os alvos da restrição nesta sexta-feira (9) e a nova regra passa a valer assim que for publicada no Diário Oficial do governo. 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.