Internacional /

Quinta-feira, 16 de Maio de 2019, 11h:00

A | A | A

Lua vem encolhendo e sofrendo muitos terremotos, revelam dados da Nasa

Reprodução/Shutterstock Dados coletados pela Nasa confirmaram as alterações no solo lunar A crosta da lua é uma área bem mais movimentada do...


Imagem de Capa

Planeta

Lua
Reprodução/Shutterstock
Dados coletados pela Nasa confirmaram as alterações no solo lunar

A crosta da lua é uma área bem mais movimentada do que se imaginava, revelaram os dados dos sismógrafos deixados na sua superfície durante as missões Apollo 11, 12, 14, 15 e 16 e a análise de mais de 12.000 fotos tiradas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter, da Nasa, em um estudo publicado esta semana na revista Nature Geoscience. A descoberta é um aviso importante para iniciativas que buscam estabelecer futuras bases lunares.

Segundo os registros dos aparelhos, entre 1969 e 1977, aconteceram milhares de terremotos, a maioria no interior da lua , mas 28 foram rastreados até a crosta, a menos de 200 quilômetros da superfície. Alguns chegaram a cinco pontos na escala Richter.

Estudo revela atividade sísmica na superfície da Lua e o surgimento de falhas (Crédito: Nasa)


Mas esses tremores não são fruto de placas tectônicas, como acontece na Terra , nem de impactos de asteroides ou rumores no interior da lua. O motivo dessas movimentações é o esfriamento pelo qual a Lua vem passando ao longo das últimas centenas de milhões de anos.

Com isso, ela vai encolhendo e sua superfície vai rachando, gerando desníveis no solo, principalmente quando a Lua mais se aproxima da Terra. Isso porque, assim como a gravidade da Lua cria as marés nos oceanos da Terra, a gravidade da Terra tem um efeito similar na Lua.

Em 2010, as imagens do Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA , que é capaz de fazer imagens da superfície do satélite em resoluções de até 50 centímetros por pixel, revelaram que a lua está repleta de escarpas de falhas de aparência jovem – menos de 10 a 12 milhões de anos. Existem mais de 3000 delas, com algumas dezenas de metros de altura.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.