Internacional /

Quarta-feira, 10 de Outubro de 2018, 19h:15

A | A | A

Entenda como opera a indústria da cópia de conteúdo criminosa na internet

O período de eleições é propício para a fácil disseminação de informações incorretas. Milhares de fake news correm soltas nas redes socias...


Imagem de Capa

O período de eleições é propício para a fácil disseminação de informações incorretas. Milhares de fake news correm soltas nas redes socias e dedos vorazes disparam toda e qualquer notícia incorreta e mal apurada. É papel do bom jornalismo checar os fatos e trazer a realidade para o leitor. Porém, agora o perigo mora também na cópia de conteúdo criminosa.

Na tarde desta quarta-feira (10), a redação do iG recebeu uma fake news sobre  7,2 milhões de votos  anulados pelas urnas.  Fizemos a apuração  junto ao TSE e notamos que a corrente que circulava na web era totalmente falsa. Depois disso, o prejuízo ficou por conta da cópia de conteúdo  criminosa.  

Você sabe como a cópia de conteúdo acontece? Entenda:

Resultados da buscas após a cópia de conteúdo
Divulgação
Resultados da buscas após a cópia de conteúdo

Por volta das 15h40, o Portal iG finalizou a sua apuração dos fatos e publicou a matéria. Não divulgamos o conteúdo na home page do Portal e, como teste, deixamos que os leitores chegassem ao texto apenas pela busca do Google. 

Alguns minutos depois, o tráfego de leitores vinha direto da ferramenta de buscas, o número de pessoas lendo a matéria era alto, mas não era o esperado. Em uma busca rápida, descobrimos a razão: um portal de menor relevância estava enganando o leitor do iG.

Leia também: Bolsonaro tem 58% contra 42% de Haddad no segundo turno, aponta Datafolha

O site 24 Horas News , valendo-se de ferramentas sofisticadas, copiou todo o conteúdo de forma criminosa e usou alta tecnologia para enganar o Google e obter vantagens com o esforço empregado pela nossa redação.

Além de antecipar o horário de publicação da matéria de forma fraudulenta, o 24 Horas News informa no seu texto que a matéria é do iG, mas para o Google, através de seus metadados,  diz que a autoria da matéria era deles. Todas essas medidas são tomadas para conseguir driblar a segurança do Google e ganhar, com isso, audiência e também publicidade.

Veja o ponto onde site informa ao Google que ele é o autor da matéria
Reprodução
Veja o ponto onde site informa ao Google que ele é o autor da matéria

Leia também: PDT de Ciro Gomes declara "apoio crítico" a Fernando Haddad no segundo turno

Para tentar amenizar o plágio, o site oferece no final de sua matéria copiada um link para matéria do iG, como sendo a original, que "estranhamente" foi publicada antes. É nesse tipo de "jornalismo" sem responsabilidade que nascem as fake news e fazem a profissão ser vista com muita desconfiança pelos leitores. A cópia feita por robôs prejudica o verdeiro jornalista.

O iG vai acionar os culpados pela cópia de conteúdo criminosa na Justiça.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.