Economia /

Segunda-feira, 22 de Abril de 2019, 14h:46

A | A | A

Sigilo prova que Previdência "não é justa e nem necessária", diz Manuela D'àvila

Agência Brasil/Marcelo Camargo Para Manuela D'ávila, sigilo sobre a Previdência é prova de que reforma não é justa Ex-candidata à vice-presidência...


Imagem de Capa
Manuela D'ávila
Agência Brasil/Marcelo Camargo
Para Manuela D'ávila, sigilo sobre a Previdência é prova de que reforma não é justa


Ex-candidata à vice-presidência da República, Manuela D'ávila (PCdoB) repudiou, neste domingo (21), o decreto do governo federal que tornou sigilosos os estudos realizados para construir o projeto de reforma da Previdência apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) em fevereiro.

"A quem serve esconder os argumentos que justificam a 'necessária reforma [da Previdência ]'?", questionou D'ávila em sua conta pessoal no Twitter. "Serve pra provar que ela não é justa e nem necessária", completou. 

A revelação de que os estudos sobre a nova Previdência estão sob sigilo foi feita também neste domingo (21), pelo jornal Folha de S. Paulo . Ao tentar consultar os documentos que embasaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/2019) através da Lei de Acesso à Informação, a publicação recebeu resposta negativa. 

Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o acesso foi negado porque "todos os expedientes foram classificados com nível de acesso restrito por se tratarem de documentos preparatórios". Na prática, isso quer dizer que a população não pode verificar esses documentos, sendo permitido apenas que servidores e autoridades públicas autorizadas os consigam.

Leia também: CCJ retoma terça-feira (23) análise do parecer da reforma da Previdência

Além de  Manuela D'ávila , outras figuras do cenário político manifestaram insatisfação com a descoberta do sigilo . Para o ex-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT), por exemplo, a decisão mostra que o governo "quer excluir a população de suas decisões". Já para Guilherme Boulos (PSOL), também ex-candidato, criticou as escolhas do governo em relação ao que é apresentado à população.









"No lugar de déficit da Previdência, déficit de Transparência", criticou o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) em uma das suas postagens sobre o ocorrido. Em outra, diz que o "governo que tem a cara de pau de dizer que defende a liberdade de expressão, o mesmo que esconde dados sobre um assunto de fundamental importância para o povo brasileiro".





A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP), apesar filiada ao partido do presidente Bolsonaro , também se mostrou contrária ao sigilo. Segundo ela, esse é um erro do governo, já que "quanto mais clareza, melhor". A deputada ressaltou, ainda, que a "transparência é sempre melhor" e que essa atitude pode atrasar ainda mais a tramitação da reforma no Congresso Nacional.




Leia também: Reforma da Previdência: “Quem ganha menos, pagará menos”, diz Bolsonaro

Confira outros posts de parlamentares que criticaram o sigilo sobre o estudos da reforma da Previdência :

















0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.