Economia /

Segunda-feira, 22 de Abril de 2019, 14h:46

A | A | A

Previsão para crescimento da economia brasileira cai pela oitava vez seguida

Reprodução Desde o começo deste ano, as expectativas de alta da economia brasileira passaram de 2,53% para 1,71% Analistas do mercado financeiro...


Imagem de Capa
Moedas sobre o mapa-múndi
Reprodução
Desde o começo deste ano, as expectativas de alta da economia brasileira passaram de 2,53% para 1,71%


Analistas do mercado financeiro reduziram, pela oitava vez consecutiva, as expectativas para o crescimento da economia brasileira no final deste ano. De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Banco Central (BC), a previsão é de que o PIB do País termine o ano com alta de 1,71%.

Em relação ao relatório da semana passada, quando estava em 1,95% , a redução na projeção de crescimento para economia brasileira em 2019 é de 0,24 ponto percentual (p.p). 

O Produto Interno Bruto (PIB) tem como função medir todos os bens e serviços produzidos pelo País durante o período de um ano. Para este ano, as quedas do índice tem acontecido rapidamente: na primeira edição do Boletim Focus, a estimativa era que o PIB atingisse 2,53% no final de 2019 .  

A redução nas expectativas para o PIB do Brasil no fim deste ano também começaram a ficar mais intensas após a divulgação do resultado de 2018, quando o crescimento foi bem pequeno, de apenas 1,1% .

Quanto às projeções para 2020, também houve diminuição, passando de 2,58% para 2,50% na quinta redução seguida para o ano. As estimativas de crescimento do PIB para 2021 e 2022 , no entanto, permaneceram intactas em 2,50%.

Outros indicadores do Boletim Focus

Calculadora
Pixabay
Inflação deve ficar em torno de 4,01% no final deste ano, dentro da meta estipulada pelo CMN


O Boletim Focus também ajustou suas previsões para outros fatores que interferem na economia brasileira, como a inflação, a cotação do dólar e a taxa básica de juros (Selic). 

O relatório ajustou a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, de 4,06% para 4,01% no fim deste ano. O resultado está dentro da meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 4,25% com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%.

O mercado fincaneiro também estimou que a Selic , utilizada pelo Banco Central para controlar a inflação, deve permanecer em seu mínimo histório de 6,5% ao ano até o fim de 2019. 

Leia também: Pai de Neymar se reúne com Guedes para tratar de processo por sonegação

O dólar, por sua vez, deve custar mais caro para a economia brasileira no fim deste ano: a previsão da cotação da moeda americana para 2019 passou de R$ 3,70 para R$ 3,75

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.