Política Cuiabá /

Sexta-feira, 16 de Agosto de 2019, 19h:30

A | A | A

Secretário faz explanação sobre previdência do município

Uma equipe do Cuiabá-Prev (Instituto Municipal de Previdência Social) esteve reunida com servidores da Câmara Municipal de Cuiabá, no Plenário Ana...


Imagem de Capa
Uma equipe do Cuiabá-Prev (Instituto Municipal de Previdência Social) esteve reunida com servidores da Câmara Municipal de Cuiabá, no Plenário Ana Maria do Couto, na manhã desta sexta-feira (16), com a finalidade de fazer uma explanação sobre a atual situação da entidade previdenciária do município.
O Cuiabá-Prev conta com pouco mais de 9.400 contribuintes beneficiários. Desse total, apenas&nbsp 88 são servidores da Câmara. Os demais estão ligados à Prefeitura Municipal. Somente os servidores efetivos contribuem para o Cuiabá-Prev, os&nbsp comissionados e vereadores contribuem para o INSS.
A Câmara repassa mensalmente ao instituto, pouco mais de R$ 220 mil reais. O secretário-adjunto de Previdência, Fernando Jorge Mendes Oliveira, que fez a explanação, mostrou números bastante favoráveis, ressaltando que a previdência cuiabana possui uma situação, não só confortável, mas também de destaque frente a maioria dos institutos existentes no país.
As provas de prestígio estão refletidas nos certificados conquistados. Dentre outros, possui o certificado ISO-9001, conferido pelo ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), em 2015. E o Cuiabá-Prev foi o primeiro instituto no Brasil a receber o prêmio Pró-Gestão. No país todo, apenas outros 31 institutos previdenciários receberam essa premiação, do mais de 2000 em funcionamento. Em Mato Grosso, somente Cuiabá e Lucas do Rio Verde, tiveram esse reconhecimento.
O instituto previdenciário do município nasceu como Ipemuc (Instituto de Previdência do Município de Cuiabá), em 1990, que operava mais em âmbito assistencialista. Em 2004 foi criado o Cuiabá-Prev, como autarquia. A atual configuração de fundo previdenciário foi implementada em 2015.
Fernando explicou que decisões no Cuiabá-Prev passam por colegiados como o Conselho Previdenciário que é formado por 9 servidores, sendo 5 eleitos pela classe (3 da ativa, 2 dos inativos), e outros 4 indicados (2 pelo Executivo, 2 pelo Legislativo), para um mandato de 2 anos.
Existe também o Comitê de Investimento, formado por 5 membros, indicados pelo Executivo. A partir de 2015, o Cuiabá-Prev está subordinado ao Poder Executivo. Fernando disse que uma das principais conquistas da atual gestão do instituto é a digitalização dos processos. Hoje os dados da previdência municipal estão na palma da mão, com isso o Prefeito tem condições de não só acompanhar a tramitação de processos como assinar uma aposentadoria do seu gabinete. Em última análise, “isso elimina papéis e dá muito mais celeridade”, arremata Fernando.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:  
</div

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.