Cuiabá /

Sábado, 17 de Agosto de 2019, 17h:30

A | A | A

Representantes do Serviço de Trânsito de Blumenau fazem visita técnica à Semob

Clique para ampliar Representantes do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) realizaram visita...


Imagem de Capa

Representantes do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) realizaram visita técnica à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) nesta semana. Durante o encontro, os diretores de trânsito e transporte da cidade catarinense conheceram propostas para a melhoria do setor já implementados em Cuiabá.

De acordo com o diretor de transporte do Seterb, Lairto Leite, a principal diferença entre as duas cidades diz respeito a questões geográficas, uma vez que Blumenau se situa em uma região montanhosa. A característica aumenta a distância entre os bairros e, por consequência, o número de terminais. Além disso, lá, a maioria das vias possui sentido duplo.

Em sua opinião, uma das iniciativas que mais se destaca em Cuiabá é a legislação que garante entrada de idosos pela porta dianteira dos ônibus, garantido maior segurança aos usuários. “Queremos adotar medida semelhante, como garantia jurídica, da forma que é praticada aqui. Também chama a atenção a regulamentação dos aplicativos de transporte. Ainda não temos uma lei para isso e já começaremos a estudar tendo essa base”, afirmou.

De acordo com o diretor de trânsito blumenauense, Jaison Candido, a visita foi planejada após a entrega do plano de segurança viária do município, que visa a redução de acidentes e óbitos no trânsito. “Precisávamos de um parque tecnológico, o que Cuiabá hoje já tem. Então para nós é de grande importância esse conhecimento do centro de controle e da verificação dos semáforos em tempo real, por exemplo”, disse.

Além da Secretaria, do centro de monitoramento e da central de semáforos, eles também foram até às Estações Alencastro e Ipiranga, inauguradas recentemente. Ao longo da visita, a secretária adjunta da Semob, Luciana Zamproni, falou sobre as principais ações da Pasta e destacou o lançamento da licitação do transporte coletivo, que vai trazer ainda mais mudanças para a realidade dos usuários.

“Quando iniciamos algumas ações, tivemos alguma resistência, mas hoje constatamos reduções em índices de acidentes em vários pontos da cidade. Isso resulta desde a troca do parque semafórico até o trabalho de educação para o trânsito. Então, é importante constatar que nosso trabalho tem surtido efeito e chamado a atenção de outros órgãos pelo Brasil. Mostra que estamos no caminho certo”, diz a secretária.

Na mesma semana a Semob recebeu a visita da equipe do Departamento de Trânsito de Campo Novo do Parecis (430 km de Cuiabá). O órgão lida com o aumento recente da população. É o que explica o assessor de transporte e trânsito, Rodrigo Ferreira. “O sistema de sinalização aqui está bem avançado, especialmente quando se fala dos semáforos inteligente. Essa é uma das principais que levaremos para lá.

Também participaram da agenda a coordenadora de engenharia da Semob, Adrielle Martins e os diretores de trânsito e transporte da Pasta, Michell Diniz e Nicolau Budib, respectivamente.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.