Cuiabá /

Sexta-feira, 17 de Maio de 2019, 21h:50

A | A | A

Prefeito inaugura reservatório com 4 milhões de litros de água para atender 8 bairros

Luiz Alves Clique para ampliar O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, inaugurou nesta sexta-feira (17), juntamente com a concessionária...


Imagem de Capa

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, inaugurou nesta sexta-feira (17), juntamente com a concessionária Águas Cuiabá, o Reservatório de Água Apoiado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe (RAP do Inpe), localizado no bairro Jardim União, com capacidade para armazenar 4 milhões de litros de água, para atender oito bairros da Capital, totalizando 44 mil moradores. 

O reservatório de água potável já está em operação e faz parte do sistema que abastece os bairros Jardim Florianópolis, Jardim União, Parque das Nações, Residencial Milton Figueiredo, Jardim Vitória, Novo Paraíso, CPA I e CPA II. 

O prefeito Emanuel Pinheiro afirmou que a população cuiabana será beneficiada até o fim deste ano com a água tratada e de forma intermitente, ou seja, 24 horas por dia. 

“Essa obra está dentro do Plano Emergencial Cuiabá para os 300 anos da Capital, investimento de R$ 228 milhões de maio de 2018 até dezembro de 2019, para até dezembro, todos os lares cuiabanos, receberem água tratada, na torneira, 24h por dia. Quando assumimos a gestão, Cuiabá tinha 33% de esgotamento sanitário e vamos entregar com 61% de esgoto coletado e tratado. É uma ação histórica, nunca investimos tanto em saneamento básico em Cuiabá”, afirmou o prefeito. 

A entrega do reservatório de água faz parte das comemorações dos 300 anos de Cuiabá. Com o término das obras de implantação do RAP Inpe, o Sistema Ribeirão do Lipa, que recebeu investimentos de R$ 26,3 milhões, tem seu projeto de expansão e melhorias concluído. O recurso foi aplicado na captação de água, estação de tratamento, adutoras e redes de abastecimento. 

A entrada em atividade do RAP Inpe colabora com o cumprimento das metas de ampliação nos índices de continuidade no fornecimento de água. “A água armazenada neste reservatório é fundamental para que alcancemos, nas regiões cobertas pelo Sistema Lipa, abastecimento em regime permanente, que é resultado da regressão dos índices de intermitência. Estamos felizes em poder concluir mais essa etapa de trabalho. Nosso foco é entregar saneamento de qualidade a cada um de nossos clientes”, declarou o diretor-geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabbriani. 

A primeira etapa de obras e melhorias do Sistema Ribeirão do Lipa foi concluída em 2018. Com a finalização do RAP Inpe, o sistema passa agora pela fase de operação chamada setorização, que realiza ajustes em prol da eficiência na distribuição da água potável. Fazendo uso de toda a sua capacidade e estruturas, o Sistema de Abastecimento de Água Ribeirão do Lipa atende a cerca de 82 mil pessoas. Conforme prevê o contrato de concessão, toda esta população deverá receber água em regime permanente até o final de 2019. 

“Água de qualidade e com regularidade na torneira é o que queremos para nossa população cuiabana. Durante muitos anos, o saneamento básico de Cuiabá ficou estagnado, sem receber investimentos significativos. Hoje, estamos bem próximos a alcançar 100% de cobertura de água 24 horas por dia. No que se refere ao esgoto, vamos passar a ser uma das capitais mais saneadas do Brasil. Para garantir estes avanços, temos acompanhado continuamente os trabalhos referentes ao sistema de saneamento básico porque sabemos que o resultado de todos os esforços é mais saúde, qualidade de vida e preservação da natureza”, pontuou Emanuel Pinheiro. 

(Com informações da concessionária Águas Cuiabá)

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

19.07.2019 - 14h59
19.07.2019 - 14h57
19.07.2019 - 14h54
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.