Política Cuiabá /

Quarta-feira, 22 de Maio de 2019, 20h:59

A | A | A

Câmara realiza audiência pública sobre a acessibilidade das pessoas com deficiência

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou na manhã desta quarta-feira (22) uma audiência pública sobre a acessibilidade das pessoas com deficiência....


Imagem de Capa
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou na manhã desta quarta-feira (22) uma audiência pública sobre a acessibilidade das pessoas com deficiência. O debate foi requerido pelo vereador Vinicyus Hungueney (Progressistas).
Para ele, o momento é oportuno, tendo em vista o processo licitatório do transporte coletivo na Capital, oportunizando a inclusão de medidas resolutivas aos problemas atuais.
"Trata-se de um assunto de alta relevância, e é vital que seja discutido amplamente, a fim de ultimarmos providências voltadas a beneficiar as pessoas que enfrentam problemas de acessibilidade, mobilidade. Esta audiência antecede a realização do processo licitatório do sistema de transporte municipal em Cuiabá. Vamos exigir para que seja implantado sistema sonoro nos coletivos, informando pontos de parada, rotas, localização do ônibus durante o trajeto, etc. Isto beneficiaria também os idosos, analfabetos, etc...", pontuou o vereador.
A ideia, resumiu o parlamentar, é cobrar do Poder Público o acatamento das normativas vigentes na lei voltada à mobilidade urbana, o que representa ganhos coletivos.&nbsp
"Contemplando-se os direitos das pessoas com deficiência, automaticamente avançamos para beneficiar outros setores sociais. Passa a vigorar uma maior qualidade no sistema de transporte e, também, em outros setores. Em síntese, os reflexos positivos do acatamento integral dos direitos do cidadão deficiente. A implementação de outras medidas que contemplem a categoria se estenderão naturalmente à sociedade inteira".
Para Luiz Carlos Grassi, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede), "melhorar a acessibilidade significa direcionar idêntica qualidade de vida à população".&nbsp
Ele concordou com o vereador Vinicyus Huguney de que o respeito aos direitos da pessoa com deficiência diz respeito à urgente necessidade de oficializar mudanças que neutralizem as barreiras que muitos cidadãos enfrentam diariamente para cumprir tarefas comuns, a exemplo de embarcar num coletivo para ir trabalhar.
"De parabéns, portanto, o vereador Vinicyus Huguney por encampar uma iniciativa tão importante, que, a meu ver, vai conceber conquistas ainda maiores aos que padecem com deficiências em meio aos entraves graves que ignoram sua situação".

João Carlos de Queiroz | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:  

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

20.09.2019 - 09h55
20.09.2019 - 09h53
20.09.2019 - 09h48
20.09.2019 - 09h47
20.09.2019 - 09h43
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.