propaganda

DESTINAÇÃO DE EMBALAGENS /

Segunda-feira, 24 de Agosto de 2020, 06h:30

A | A | A

Dia do Campo Limpo é celebrado com ações em Campo Verde

Embalagens de agrotóxicos são recolhidas e levadas para reciclagem na Cearpa


Carregando fotos
Da Redação

 

Na semana passada foi comemorado O Dia do Campo Limpo, data em que as associações que recebem e processam embalagens de insumos agrícolas, ligadas ao INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) chamam atenção dos produtores rurais sobre a destinação correta das embalagens.  Em Campo Verde e região, a Cearpa, associação formada por mais de 10 empresas de revendas de insumos agrícolas, é quem recolhe e da destinação correta dessas embalagens. A associação promoveu ações em todo o estado.

Segundo dados do INPEV 93% das embalagens utilizadas na agricultura do Brasil, hoje tem a destinação correta, muito pela conscientização e também pela fiscalização que é mais rígida na atualidade.

Vale ressaltar que as embalagens quando descartadas de forma incorreta, podem causar sérios danos para o meio ambiente, animais e para a saúde humana, isso direta ou indiretamente, pois os resíduos químicos presentes nos agrotóxicos ainda estão presentes nas embalagens mesmo após o seu uso.

Segundo a engenheira agrônoma Sirleia Sevilha Cotelo, que comanda a Cearpa de Campo Verde, até agosto de 2020, eles já recolheram e deram destinação há mais de 500 toneladas de embalagens, e a previsão é que até o final do ano os números ultrapassem as 800 toneladas, assim como no ano anterior.

Ainda segundo Sirleia, as lavouras de algodão, muito presentes na região, são as que mais necessitam de cuidados, por isso também a que mais geram embalagens, os materiais são recolhidos e levados para reciclagem na Cearpa de Campo Verde e são transformados em outros utensílios. “Tudo vai para a indústria onde se transformam em outros objetos, como suportes de sinalização rodoviária, caçambas plásticas de carriola, caixa de passagens para fios e cabos, tubulação de esgoto, e conduites corrugados. A fabricação é feita em Cuiabá”, explicou a agrônoma.

O material é avaliado quando chega na Cearpa, pois é obrigação dos agricultores ou outros utilizadores das embalagens lavar as embalagens quando vai fazer o descarte. Mesmo assim ele é reavaliado na indústria, e quando ainda existem resíduos ele acaba indo para incineração.

“Hoje em dia, até mesmo os pequenos produtores, devido a uma parceria com o Indea-MT, têm a obrigação de dar a destinação correta dessas embalagens, se não podem ser notificados e multados”, destacou Sirleia.

Além das ações de conscientização, nesta data também é realizado tradicionalmente um dia de campo com alunos de escolas e universidades da região, mas em 2020, devido a pandemia não foi possível realizar essas ações, então a data precisou ser celebrada de maneira diferente, enaltecendo o lado social.  A Apae de Campo Verde vai receber do INPEV a doação de materiais de higiene pessoal e assepsia, enquanto o Centro Social Jupiara, entidade que vem ajudando muitas famílias de Campo Verde, vai receber cestas básicas doadas pelas empresas associadas a Cearpa, para depois serem distribuídas aos mais carentes.

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz