propaganda

Informe Publicitário /

Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2020, 16h:04

A | A | A

Cooperativas do Sicoob Central Rondon reduzem juros de cheque especial para médias abaixo de 5%; índice nacional é de 8%

Além de fixar em 8% o limite máximo para a cobrança de juros, o CMN também estabeleceu a cobrança de 0,25% ao mês sobre o limite disponível de crédito acima de R$ 500,00


Imagem de Capa
Assessoria

Atendendo a resolução 4.765/2019 do Conselho Monetário Nacional (CMN), as cooperativas filiadas ao Sicoob Central Rondon reduziram suas médias de taxa de juros do cheque especial para abaixo de 5% ao mês. O índice é menor ao exigido pela medida, fixado em 8% ao mês. As cooperativas também optaram por não aderir à cobrança de 0,25% sobre o limite do cheque especial, visando a segurança financeira de seus associados. A resolução foi aprovada em novembro de 2019, passando a vigorar nesta segunda-feira (06).

 

 O gerente de Desenvolvimento de Negócios do Sicoob Central Rondon, Orleans Cichaczewski, pontua que anterior à nova resolução, a taxa de juros cobrada pelas cooperativas já era menor ao índice nacional. Enquanto as instituições bancárias aplicavam juros em torno de 12% ao mês, no Sicoob, o percentual era de aproximadamente 7,5%.

 

 “As taxas de juros do Sicoob sempre estiveram abaixo do mercado. Por isso, no momento em que foi fixado o limite de 8% na cobrança do cheque especial, trabalhamos no reposicionamento da instituição para reduzir ainda mais nossa cobrança, chegando a taxas médias abaixo de 5%. É importante ressaltar que a precificação terá variações entre as cooperativas, podendo variar também para cada associado, mas em média não deverá ultrapassar este percentual”.

 

 Além de fixar em 8% o limite máximo para a cobrança de juros, o CMN também estabeleceu a cobrança de 0,25% ao mês sobre o limite disponível de crédito acima de R$ 500,00. Prevista para ser iniciada em 1º de junho deste ano, a medida não valerá para associados das cooperativas filiadas ao Sicoob Central Rondon, uma vez que elas optaram pela isenção da cobrança.

 

 “Quando utilizado de forma consciente, o limite do cheque especial pode ser um importante auxílio financeiro. É preciso enxergar este crédito para fins emergenciais e não como parte do saldo disponível em conta. Por este motivo, não incentivamos o cancelamento do limite, mas o seu uso adequado”, explica Orleans Cichaczewski.

 

 Sistema de cooperativa de crédito, o Sicoob Central Rondon possui cerca de 60 mil associados. Atualmente, a instituição conta com oito singulares distribuídas entre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. No Brasil, o número de associados do Sicoob chega a quase 4,5 milhões.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz