PVA 30 ANOS /

Segunda-feira, 01 de Fevereiro de 2016, 13h:09

A | A | A

Número de carros novos mostra o crescimento de Primavera do Leste

Em 1993, a média era de 800 veículos emplacados, por ano. Atualmente, são 3.500 veículos


Carregando fotos
Driely Pinotti

Ao longo dos quase 30 anos de emancipação política administrativa, Primavera do Leste superou as expectativas dos primeiros habitantes, que deixaram as terras de origem e acreditaram que este solo, localizado no sul de Mato Grosso, teria um desenvolvimento e boa representatividade econômica.

Os arquivos do Jornal O Diário, que narram este processo de evolução, mostram que o município nunca deixou de vivenciar uma síndrome do crescimento, como publicado em uma reportagem no ano de 1993, a partir do aumento de veículos novos.

O município, na época com oito anos de administração política, vivia um progresso. Com 12.500 habitantes, Primavera do Leste emplacava em média 800 veículos anualmente e as transferências de carros usados, em 1993, segundo 40ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), era de 400 veículos. Somando-se os registros e as transferências, a porcentagem chegava a 10% da população.

Atualizando os dados, após 23 anos, é possível constatar que este número quadruplicou. Nos últimos quatro anos, a média de veículos novos é de 3.500 por ano. A frota de veículos do município registrada no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN) é de 48.245 automóveis, até 8 de janeiro deste ano.

Se levar em consideração os dados da atual frota de veículos e da população primaverense, que de acordo com o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito em 2015, é de 57.423, pode se chegar à conclusão de que aproximadamente 87% da população possui automóvel.

Estes dados classificam o município entre os que possuem as maiores frotas de veículos do Estado de Mato Grosso.

 

 

Rodrigo Rodrigues

Gráfico de evolução

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!