HISTÓRIAS /

Terça-feira, 02 de Fevereiro de 2016, 21h:52

A | A | A

Conheça a história do CTG Querência Distante de Primavera do Leste


Imagem de Capa
Elaine Sampaio

O Centro de Tradições Gaúchas é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que busca divulgar tradições e folclore da cultura gaúcha, visando à integração social dos seus participantes à preservação dos costumes gaúchos, através da dança, atividades artísticas e esportivas. Para ser associado no CTG não é necessário ser gaúcho, a única exigência é que seja um simpatizante e preserve a tradição.

Em Primavera do Leste, o CTG Querência Distante foi fundado em 11 de julho de 1983, por um grupo de 32 gaúchos, que se reuniam aos finais de semana para bater papo e fazer um belo churrasco.

CTG Querência Distante significa “saído de sua casa para um lugar distante”, e recebeu o nome através de votação entre os membros fundadores. O Centro, hoje com 200 associados ativos, proporciona várias atividades como danças tradicionais, dança de chula, declamações de poesias, canto, equipes de bocha e atividades campeiras. Mais de 80 participantes entre mirim, juvenil, adulto e veterano fazem parte da equipe de dança. Seu estatuto utiliza a qualificação gauchesca para os cargos diretores e para os seus respectivos ocupantes composta de Patrão, Capataz, 1º Sota Capataz, 2º Sota Capataz, 1º Agregado Fiel e 2º Agregado Fiel que é eleita através de voto de seus associados.

A atual mesa diretora com gestão 2015/2016 é composta dos seguintes componentes:

Patrão – Alzemar Trevisol

Capataz – Belin Concolatto

1ª Sota Capataz – Renata Uhde

2ª Sota Capataz – Adriana Falabretti

1º Agregado Fiel – Clodinei Lorezon

2º Agregado Fiel – Vilmar de Souza

Além da mesa diretora, o Centro de Tradições Gaúchas elege seu Conselho De Vaqueanos, cuja função é fiscalizar o bom andamento da patronagem e das atividades. Fazem parte do Conselho de Vaqueanos atualmente Nelson Prinon, Valério Luchese, Marciano Ferrari, Marcelo Bunguinhara, Giovani Ferrari, Rudinei da Cunha, Diva Ravanello e Laércio Severo.

Durante o ano, os participantes do CTG Querência Distante participam de vários concursos de dança no Estado e, a cada dois anos concorrem em concurso nacional, sendo um dos CTGs mais premiado no último concurso nacional, trazendo para Primavera do Leste cinco troféus.

 

Também realizam eventos para colaborar com as despesas de suas dependências. Um dos eventos mais importantes para o CTG é a Semana Farroupilha que acontece no mês de setembro. Um evento da cultura gaúcha, que se comemora com desfiles, danças e homenagens a líderes da Revolução Farroupilha, uma revolução que durou quase dez anos. As festividades se iniciam na semana que se comemora o dia do gaúcho, dia 20 de setembro. Desde sua fundação, vários associados já passaram pelo cargo de patrão, foram eles:

CTG

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!