SAFRA /

Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2018, 07h:00

A | A | A

Safra de milho deve ser 22% menor em MT este ano, aponta IBGE

A queda, atribuída à instabilidade climática, pode resultar em produção 22,76% menor que em 2017


Imagem de Capa
Olhar Direto

Em um cenário de estabilidade para a soja e algodão, Mato Grosso deve apresentar redução de 11,26% na área plantada de milho para a safra deste ano. A queda, atribuída à instabilidade climática, pode resultar em produção 22,76% menor que em 2017, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As porcentagens representam plantio de 4.2 milhões de hectares e colheita de 23, 1 milhões de toneladas do grão, contra 4.4 e 29.9, registrados no último período. Os dados foram divulgados na manhã da terça-feira (7), na sede do órgão, em Cuiabá e ainda não representam necessariamente um panorama de prejuízos para os produtores, segundo o gerente de planejamento e supervisão, Pedro Nessi Snizek Júnior.

Ele explicou que ainda não é possível prever estas perdas, já que a cultura começa a ser plantada neste mês. “Não sabemos como serão as condições de chuvas, em que momento o período vai terminar”, afirma. Assim, de acordo com Pedro, seria precipitado classificar a queda como drástica, especialmente porque em 2017 o Estado apresentou condições excepcionais para as três culturas.

Portanto, os números observados agora representam uma normalização desses patamares. “O IBGE inclusive tem a tendência de ser bastante conservador em suas estimativas, depende do comportamento das chuvas.”

Recentemente o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou o custo da produção do grão de alta tecnologia avaliado em R$ 2,7 mil por hectare. Considerando uma produtividade média de 117,24 sacas por hectare para o milho de alta tecnologia, o ponto de equilíbrio passa a ser projetado em R$ 19,27/SC o que rerpesenta um valor 18,3% acima do preço médio ponderado  que vem sendo comercializado até o momento para a safra futura.

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
O que você acha que deve ser feito com os carrinhos de lanche em PVA?
Devem ser retirados das avenidas!
Devem permanecer onde estão!
Devem ficar todos na Praça de Eventos!
Devem ser realocados para as praças da cidade!