VACINAÇÃO /

Quinta-feira, 14 de Junho de 2012, 05h:00

A | A | A

Sábado é dia de Campanha Nacional de Vacinação da Poliomielite

A intenção é vacinar 4.285 crianças em Primavera do Leste e 244.666 no Mato Grosso, nessa primeira etapa


Redação: Janine de Oliveira
Entenda como a doença age no organismo

A campanha de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil (veja no gráfico abaixo aspectos relacionados a doença), começa no próximo sábado em todo o país. Até o dia 6 de julho, crianças com até 5 anos incompletos devem tomar a primeira dose da vacina. A novidade será na segunda fase da vacina, quando ocorre a campanha nacional de multivacinação. O documento será avaliado para que a criança receba as doses de qualquer vacina que estiver em atraso. Outra mudança no combate à pólio é a vacina injetável com vírus inativado. Já usada em outros países que erradicaram a doença, a nova vacina será aplicada a partir do segundo semestre nas crianças que estiverem começando o calendário básico de vacinação. As doses devem ser aplicadas aos 2 e aos 4 meses de idade. A meta da Secretaria de Estado de Saúde é vacinar 244.666 crianças durante a primeira fase da campanha. De acordo com a Secretaria, todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas na primeira etapa, onde serão disponíveis 815 locais de vacinação em Mato Grosso. De acordo com a recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), os países das Américas devem continuar aplicando a vacina oral com o vírus atenuado, até que ocorra a eliminação mundial da poliomielite. A doença é considerada erradicada no Brasil desde o início dos anos 90. O último caso registrado no Brasil foi em 1989 e, no continente americano, em 1991, no Peru. Em 1994, a Opas certificou a erradicação da pólio na região. O vírus da doença ainda circula em 25 países da África e do Sudeste asiático, com os últimos surtos registrados, até 2009, na Nigéria, no Congo, em Myanmar, no Niger, Camboja e na Indonésia. A poliomielite é considerada endêmica na Nigéria, Índia, no Paquistão e Afeganistão.
Vacinação em Primavera
De acordo com o secretário de Saúde, Advanilson Sampaio, no sábado (16), em Primavera do Leste, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 7h30 às 16h30 para vacinação. Conforme o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Wagner Brito, a campanha deste ano tem como slogan: Leve seu super herói menor de 05 anos ao posto de vacinação. “A meta de Primavera do Leste, conforme estimativa do Ministério da Saúde, é que sejam vacinadas cerca de 4.285 crianças na faixa etária. É muito importante que os pais levem a caderneta de vacinação da criança que em alguns casos ela será atualizada” - finaliza. “É importante que os pais se mantenham atentos e busquem a Unidade de Saúde mais próxima, e mantenha o seu filho imunizado, uma vez que a doença não tem cura” alerta o secretário.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

“SESC NA ESTRADA” passa por Primavera do Leste neste sábado (23)

O projeto traz teatro, oficinas e saúde para o interior do Estado de Mato Grosso

Procon de Primavera do Leste marca presença na 28ª Reunião Técnica dos Procons

Nesta edição, foi apresentado que o Procon Estadual deixa de ser uma superintendência e passa a ser secretaria adjunta, o que promoverá melhorias.

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.