TURISMO /

Segunda-feira, 03 de Junho de 2019, 07h:00

A | A | A

Primavera se destaca como potencial roteiro turístico de MT

O resultado foi divulgado durante o Fórum Municipal de Turismo


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

Primavera do Leste está entre os municípios do estado de Mato Grosso que terá prioridade para receber incentivos para a divulgação do município como destino turístico do estado. Após cumprir todas as exigências a cidade se manteve junto a nove municípios do estado, ficando à frente de cidades maiores como Rondonópolis.  O resultado foi divulgado durante o Fórum Municipal de Turismo, realizado na quinta-feira (30) em Cuiabá.

“Primavera do Leste entra no Mapa do Turismo como município de oferta principal, ou seja, preferencial. Dentro da nossa instância ficamos à frente de cidades como Rondonópolis”, explicou Romualdo Povroznik, coordenador de Turismo.

Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento, previsto como uma estratégia de implementação do Programa de Regionalização do Turismo, permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios brasileiros.

Em Mato Grosso, tem 94 municípios inseridos no Mapa do Turismo, 16 deles conseguiram subir de categoria em 2018, enquanto três desceram. A partir de quatro variáveis de desempenho econômico - número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais – os municípios são divididos por letras, que vão de ‘A’ a ‘E’. Primavera do Leste se mantém na categoria B.

 

PRIMAVERA INTEGRA O MAPA DO TURISMO BRASILEIRO DESDE 2017

Em 2017, Primavera do Leste foi certificada pelo Ministério do Turismo e passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. A certificação da cidade foi feita através do Programa de Regionalização do Turismo.

De acordo com o Ministério do Turismo, o programa citado, trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados, regiões e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País.

Neste contexto de regionalização, Primavera do Leste, integra a Rota dos Ipês e das Águas, junto a Itiquira, Pedra Preta, Rondonópolis, Poxoréu e Paranatinga.

De acordo com Ariana Fabíola Almeida, primeira secretária do Fórum Rota dos Ipês e das Águas, as cidades da região podem se unir para atrair ainda mais turistas. “O Ministério de Turismo exige que regiões se tornem fórum ou cooperativas e comprovem que estão ativas, é uma das exigências para pleitear recursos do turismo. Com isso é definida a Rota da Região e é também um meio dos municípios se ajudarem e divulgarem de forma mais fácil seus potenciais. O município com interesse passa por um processo burocrático de documentação. As cidades trabalhando juntas é mais fácil do que sozinha e esta é a intenção do Ministério em criar as IGRs (instância de governança regional)”, explicou.

O fomento da economia através do turismo vem sendo trabalhado em Primavera do Leste, tanto que em abril de 2018, foi criado o Conselho Municipal de Turismo, que tem como uma das funções desenvolver um inventário com o propósito de apresentar novos roteiros turísticos e catalogar os já existentes. A ideia é organizar e mostrar que Primavera pode sim ser polo regional do turismo. O inventário foi lançado em maio deste ano, durante as comemorações do aniversário da cidade.

“O Inventário da Oferta Turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável”, frisou Romualdo Povroznik.

 

MINISTÉRIO INVESTIRÁ EM MATO GROSSO PARA IMPULSIONAR TURISMO NO PAÍS

Com investimento inicial previsto de R$ 200 milhões e a meta de impulsionar o turismo e gerar empregos em rotas estratégicas, o Ministério do Turismo lançou o programa Investe Turismo. As ações chegam primeiro a 158 municípios das cinco regiões do país. A ideia é trazer competitividade a 30 rotas turísticas estratégicas.

O programa vai buscar parceria entre as iniciativas pública e privada para ampliar a qualidade e competitividade do setor de turismo. A iniciativa é uma parceria entre ministério, Sebrae e Embratur.

O programa Investe Turismo vai buscar parceria entre as iniciativas pública e privada para ampliar a qualidade e competitividade do setor de turismo.

Os 158 municípios que integram o primeiro grupo do programa serão alvo de um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing e qualificação voltados para o setor de turismo.

No Centro-Oeste, 18 municípios e quatro rotas turísticas: Mato Grosso são duas, Pantanal Norte e Chapada dos Guimarães, Brasília e Chapada dos Veadeiros (DF e GO), Goiânia, Pirenópolis e Goiás (GO), Rota Pantanal Sul e Bonito (MS).

As ações nas rotas selecionadas devem ser organizadas em quatro linhas, que são o fortalecimento da governança, por meio de agenda estratégica entre o setor público e privado; a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização; e a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

O Investe Turismo quer levar os gestores públicos a dialogarem com lideranças empresariais para construir uma agenda integrada. Entre as medidas práticas propostas estão parcerias para melhorar e ampliar a cobertura de internet em destinos estratégicos, a elaboração de cartilha para investidores com o passo a passo para implantar empreendimentos turísticos, além de seminários em cada uma das rotas turísticas estratégicas.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Polícia Militar retomará projeto voltado às vítimas de violência

Rede apoio inclui cursos profissionalizantes e acompanhamento domiciliar

Jovem fica ferido ao ser atropelado e motorista fugir do local sem prestar socorro

Apesar de estar fora de perigo, motocicleta da vítima teve perca total

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.