CRIME /

Quinta-feira, 28 de Março de 2019, 15h:46

A | A | A

Polícia Militar encontra defensivos agrícolas abandonados

Material foi descartado em uma área localizada próximo ao bairro Primavera III


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

Na última sexta-feira (22), através de denúncia anônima, a Polícia Militar, chegou até uma área onde era uma cascalheira, localizada próxima ao Bairro Primavera III, em Primavera do Leste. No local foram encontrados sacos e galões cheios de produtos agrotóxicos. O material estava jogado no chão sem nenhuma cobertura o que traz risco para o meio ambiente e a saúde.

Imediatamente os policiais acionaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e profissionais foram ao local, e acionaram o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso – Idea, órgão responsável quando envolve descartes desta natureza, que com a ajuda da secretaria municipal, recolheu o material e encaminhou a um local adequado.

“O material foi todo recolhido pelo Idea, inclusive parte do solo contaminado e colocado em um local apropriado, como fiel depositário, sob responsabilidade do Idea”, explicou o secretário de meio ambiente do município, Carlos Donin.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente não possui registro de casos que envolvam o descarte de produtos ainda cheios, sem que sejam produtos de roubo ou furto. “Produtos descartado ao tempo desta maneira, desconheço que tenho visto sem que seja produto de origem de roubo. Pois ninguém joga dinheiro fora. É o mesmo que ver saco de dinheiro jogado fora, caso exista ou é roubado ou falsificado”, ressaltou Donin.

Os produtos encontrados possuíam erros na impressão e muitos não tinham o número de lote, o que leva a crer que sejam falsificados, e como não foram vendidos foi feito o descarte. “Provavelmente o produto é falsificado, tem erros grande de impressão da embalagem, e erros também de impressão”, explicou Donin.

Como a maioria do material não possuía número de lote, o secretário classifica como quase impossível identificar o autor do descarte ilegal. Caso fosse possível o mesmo seria multado e processado.

 

COMO DESCARTAR AS EMBALAGENS CORRETAMENTE

Para realizar a entrega da maneira correta, é preciso seguir algumas etapas. Após o uso dos agrotóxicos, os produtores rurais precisam lavar as embalagens com o processo de tríplice lavagem ou por lavagem sob pressão. De acordo com o secretário de meio ambiente, todos os produtores recebem um manual de como realizar a tríplice lavagem

Em seguida, as embalagens precisam ser inutilizadas. Após tomar essas medidas, o produtor tem um ano para entregá-las nas unidades de recebimento. As embalagens devem estar acompanhadas das tampas.  “Quando a pessoa adquire, vai receber informação e de como fazer a tríplice lavagem, ele deve destinar sempre na central de reciclagem de embalagem vazia”, explica Donin.

 

LOCAL DE DESCARTE DE EMBALAGEM

O estado de Mato Grosso possui 34 locais aptos para receber as embalagens de defensivos, e um deles está localizado em Primavera do Leste,  trata-se da Cearpa - Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários do Estado de Mato Grosso.

Ao todo, são dez centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas que colocam Mato Grosso em destaque no cumprimento da Lei nº 9974/00, que tornou responsabilidade do setor o recolhimento das mesmas. Atualmente, o Cearpa é responsável por 90% das embalagens recolhidas no estado que chegam em torno de 11 mil toneladas por ano.

O Cearpa MT reúne associações compostas por mais de 200 empresas revendedoras de produtos agropecuários, que juntas movimentaram no último ano em torno de R$ 15 bilhões entre fertilizantes, defensivos e sementes. Setor que é responsável pela geração de cerca de 4,5 mil empregos no estado.

A Cearpa fica localizada Rodovia MT 130, Lote 04 S/N - Zona Rural

Na saída para Paranatinga. O telefone para contato é o: (66) 3498-3901/9237-7298.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

16ª edição do Fetran começa nesta segunda-feira (17)

Em Primavera do Leste a etapa Araguaia ocorrerá no Cine Teatro Vila Rica

Prefeitura reconhece falta de placas de sinalização e toponímicas

Foco da gestão atualmente é realizar a sinalização em ruas de bairros

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.