COOPERATIVISMO /

Sexta-feira, 12 de Abril de 2019, 16h:54

A | A | A

Desenvolvimento social: a participação direta das cooperativas

Primavera do Leste possui oito cooperativas ativas na cidade


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

Primavera do Leste possui oito cooperativas ativas na cidade, essas desempenham funções mais variadas possíveis, que parte desde a reciclagem de lixo, passando pelo agronegócio e crédito. Nesta reportagem especial, vamos abordar a participação das cooperativas de crédito no desenvolvimento de Primavera do Leste.

Neste cenário as instituições financeiras cooperativistas se destacam, pois é notório que estas buscam o desenvolvimento do local onde estão. O desenvolvimento da região é um dos aspectos que evidenciam a importância das cooperativas de crédito.

Como exemplo, podemos citar os inúmeros eventos que recebem fomento por parte das cooperativas, além disso há também a adesão a projetos e a mudança de cenários urbanos da cidade. A Avenida Cuiabá é um ponto da cidade em que podemos notar a intervenção direta das cooperativas Sicredi e Primacredi. Canteiros centrais foram revitalizados dando uma nova imagem para cidade.

 

PRIMACREDI

 

mira_img.jpg

O presidente da Primacredi, Jorge Francisco Mira, destaca que investir em Primavera do Leste e em ações que refletem diretamente no dia-a-dia da comunidade é uma forma de retribuir a confiança.

 

A primeira cooperativa a iniciar os trabalhos em Primavera do Leste, genuinamente primaverense, foi fundada em 1990, a cooperativa iniciou com a união de 10 produtores rurais. O presidente Jorge Francisco Mira destaca que investir em Primavera do Leste e em ações que refletem diretamente no dia-a-dia da comunidade é uma forma de retribuir a confiança.

“A PRIMACREDI atende da melhor forma possível aos clientes, que têm benefícios enquanto cooperados, principalmente taxas diferenciadas e sobras após aprovação e destinação em Assembleia (em 2019 mais de R$ 14 milhões). E a Cooperativa entende que deve retribuir a confiança depositada pela comunidade, muitas vezes no anonimato e sem fazer sensacionalismo.

Este compromisso é reforçado ao investir em diversos projetos como: Vencendo Limites, entregando cadeiras de rodas as pessoas com deficiências; projeto Incentivando a Educação, entregando livros, equipamentos de informática e kits escolares aos alunos das escolas públicas, além de outras ações que contribuem com a qualidade de vida da população.

Ao mesmo tempo a PRIMACREDI apoia e incentiva feiras agropecuárias, dias de campo, eventos artísticos, culturais, esportivos, diversos dentre outras atividades. Isso é feito por meio de patrocínios e parcerias com as instituições que promovem as ações.

Outro exemplo no caso da PRIMACREDI é a adesão ao Projeto “Quem Ama Cuida”, implantado pela administração municipal em Primavera do Leste, através da qual a Cooperativa já revitalizou canteiro e rotatória na área central, entregou o monumento ao Migrante e um relógio digital na Praça das Bandeiras.

Por esses e outros motivos a preocupação da PRIMACREDI, além de gerar emprego, renda e desenvolvimento financeiro e econômico, é reafirmar o compromisso em ser uma instituição da comunidade e integrar valor às atuais e futuras gerações”, ressaltou.

Por não terem fins lucrativos, oferecem produtos e serviços financeiros como os bancos tradicionais, mas com uma visão cooperativa, em que os clientes são vistos como donos do negócio e os resultados são partilhados.

O modelo é resultado da união de quatro pontos de sucesso que tornam o conceito atrativo: social, com a preocupação com a comunidade em que se vive; sustentabilidade, para preservar o ambiente; econômico, com novas propostas financeiras e aumento da flexibilidade para a população; e tecnológico, atrelado as redes sociais, dispositivos e plataformas móveis simplificam a vida dos consumidores”.

 

SICREDI

 

vitor sicred.jpg

Vitor Balsan, gerente da agência Sicredi – Centro, explica que investir em ações sociais são inerentes ao cooperativismo que têm o poder de transformar a sociedade e contribuir para a construção de um futuro melhor.

 

Desde 2006, o Sicredi – Primavera, vem colaborando diretamente no desenvolvimento de Primavera do Leste. A cooperativa procura participar ativamente de constantes ações sociais. É bem comum ver eventos esportivos, sociais entre outros que tem o apoio da agência.

Vitor Balsan, gerente da agência Sicredi – Centro, explica que investir em ações desta natureza são inerentes ao cooperativismo que têm o poder de transformar nossa sociedade e contribuir para a construção de um futuro melhor. “Estamos sempre atentos para que nossa missão, em quanto sistema cooperativo, de valorizar o relacionamento, oferecendo soluções financeiras para agregar renda e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade prevaleça em nossas decisões e em nosso trabalho no dia-a-dia.

O Interesse pela Comunidade é um dos princípios básicos do cooperativismo. As cooperativas têm um compromisso com o desenvolvimento de sua região; devem respeitar as peculiaridades sociais e a vocação econômica do local, desenvolvendo soluções de negócios e apoiando ações humanitárias e socioambientalmente sustentáveis, voltadas ao desenvolvimento da comunidade onde estão instaladas”.

 

SICOOB

 

ubirajara sicoob.jpg

Ubirajara José Gheller, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Primavera, ressalta que essa ligação com a comunidade de certa forma ajuda a fortalecer a economia local.

 

A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Médio Leste do Mato Grosso – Sicoob Primavera – MT, foi inaugurada em setembro de 2002. Desde então vem apoiando e desenvolvendo ações importantes, voltadas a comunidade primaverense.

Ubirajara José Gheller, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Primavera, ressalta que essa ligação com a comunidade de certa forma ajuda a fortalecer a economia local.

“Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades é algo natural ao cooperativismo. Ser cooperativista é se comprometer com o futuro dos cooperados, do movimento e das comunidades. As cooperativas promovem a educação e a formação para que seus membros e trabalhadores possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, dos lugares onde estão presentes. Além disso, oferece informações para o público em geral, especialmente jovens, sobre a natureza e vantagens do cooperativismo”.

 

PRÉDIOS MODERNOS

Além de apoiar ações e participar ativamente do dia-a-dia da sociedade, as cooperativas geram emprego e também renda nas comunidades em que atuam. No caso das três cooperativas citadas, todas geram e geraram empregos que ultrapassam as agências, mais especificamente na construção civil, já que investem em prédios modernos. 

A agência do Sicredi foi planejada conforme a relevância da cidade. Com infraestrutura ampla, moderna, adaptada para receber também os associados e comunidade com necessidades especiais e com uma equipe especializada para o atendimento ao público.

O Sicoob se encontra em fase de finalização da nova agência, que já mudou o cenário do centro da cidade.

Já a Primacredi também se encontra em fase de execução da nova agência. Quando estiverem concluídas irão atender de modo ainda mais completo aos cooperados, clientes e a comunidade em geral. Com o novo espaço o número de colaboradores também será ampliado e a população primaverense, como um todo, será beneficiada.

 

AS VANTAGENS EM OPTAR POR UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO

O principal diferencial é que as cooperativas são instituições financeiras sem fins lucrativos. Todo o lucro obtido, que é conhecido como “sobra”, é repartido entre os cooperados, proporcionalmente a quantidade de operações que cada um realiza. Obviamente, caso ocorram prejuízos, estes também serão repartidos entre os membros.

É válido destacar que os cooperados podem participar das reuniões e assembleias, tendo poder de voto independentemente da sua cota de participação no capital social. Fantástico, não é mesmo?

Esse tipo de organização é capaz de fornecer tudo o que uma empresa ou pessoa física precisa para administrar suas finanças. Capital de giro, folha de pagamento, consórcios, empréstimo, conta garantida e muito mais.

A eliminação da burocracia e a possibilidade de dar voz ativa aos cooperados são alguns dos pontos que evidenciam a importância das cooperativas de crédito para o mercado atual.

De acordo com o sistema OCB no Brasil há 929 cooperativas de créditos, dividas em 3792 pontos de atendimento. Juntas elas geram 60.237 empregos diretos.

1 Comentário(s)
Parabéns aos impresarios que acredita em nossa cidade de primavera do leste. O desenvolvimento e da nossa cidade só possível com a participação de todos vocês que acredita na nossa amada cidade. São vocês que faz com que nossa cidade cresça. Precisamos de mais pessoas assim como vocês,e por outro lado precisamos de incentivos por parte do Poder executivo e legislativo,pois com mais empresas abrindo,mais emprego terá para nosso povo.
enviado por: Cícero Santos em 12/04/2019 às 12:13:45
0
 
0
responder

MAIS Primavera Do Leste

Conab agenda leilão para venda de 44,5 mil toneladas de milho

Em Primavera do Leste há mais de 1,5 t.

Demais grupos prioritários já podem vacinar contra Influenza

Idosos acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas, área da saúde, professores, indígenas se enquadram

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.