MELHORIAS /

Quinta-feira, 12 de Outubro de 2017, 07h:00

A | A | A

Casa dos Conselhos é inagurada em Primavera do Leste

Casa fica localizada na Rua Arlindo Cornelli, 473, no Parque Eldorado.


Imagem de Capa
Da Redação

Os conselhos municipais que representam a sociedade civil, conquistaram na manhã desta quarta-feira (11), um espaço físico, com uma estrutura moderna e adequada para a melhoria do trabalho e atuação do controle social. A Casa dos Conselhos Municipais de Primavera do Leste foi inaugurada na Rua Arlindo Cornelli, 473, no Parque Eldorado.

A sede própria, segundo o secretário de Educação e Esporte, Jonaldo Texeira, era uma reivindicação antiga dos conselheiros municipais, que se consagrou, quando a ex-secretária Adriana Tomasoni, assumiu a pasta e priorizou essa solicitação. “Graças ao empenho dela e o apoio do vereador Elton Baraldi, que indicou o projeto à apreciação do Legislativo, estamos hoje, vivenciando a representatividade da democracia participativa”.

Jonaldo ainda salientou que em Primavera do Leste, atualmente, existem 27 conselhos municipais atuantes e outros de áreas importantíssimas, como o conselho municipal de esporte, desativados.  “Por saber da importância da discussão e formulação de propostas, para elaboração de políticas públicas, daremos todo apoio, para que os que estão desativados retomem as atividades, para beneficiar a comunidade e fortalecer a cidadania”.

A presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação, Regina Lúcia Borges, aproveitou a oportunidade para reiterar a importância dos conselhos municipais. “São eles os canais efetivos de participação e faz com que a democracia se torne uma realidade e não apenas um direito. Mas só conseguimos desempenhar essa função de implementar as políticas públicas, por meio de muito diálogo com os órgãos”.

Adriana Tomasoni, que atualmente é presidente do Conselho Estadual de Educação, também participou da inauguração e demonstrou a importância dessa conquista. “Este é um momento importante para os conselheiros. Ainda me lembro da falta de estrutura enfrentada por eles, quando assumi a pasta”. Ainda segundo ela, Primavera do Leste, é o primeiro município, em que os órgãos de controle tiveram a iniciativa de criar um local destinado aos conselhos, que tem função de fiscalização.

O presidente da Câmara Municipal, Miley  Alves, que também já foi membro do conselho de saúde, salientou a importância da indicação do vereador Elton Baraldi, para que esse projeto fosse consolidado. “Nós do Legislativo sabemos da importância das funções desenvolvidas pelos conselheiros e digo mais, acho que somos a gestão que valoriza a proximidade dos conselhos, justamente, por saber da importância”.

Participaram do evento, vereadores, membros dos conselhos municipais, secretários e coordenadores.

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
O que você acha que deve ser feito com os carrinhos de lanche em PVA?
Devem ser retirados das avenidas!
Devem permanecer onde estão!
Devem ficar todos na Praça de Eventos!
Devem ser realocados para as praças da cidade!