CONSTRUÇÃO /

Quarta-feira, 12 de Abril de 2017, 06h:50

A | A | A

Autoridades vão à Cuiabá reivindicar construção de nova sede do Fórum de Pva

A novidade é que o projeto é modular, permitindo que outras Varas sejam criadas posteriormente


Carregando fotos
Pérsio Souza/ Jaqueline Hatamoto

A promessa de uma visita do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Rui Ramos Ribeiro,  hoje (12) em Primavera do Leste, para apresentação do projeto do novo Fórum, foi o que a comitiva formada por advogados, lideranças e  representantes do executivo e legislativo conseguiu, após ida para Cuiabá em busca de solução para início da obra do Fórum na cidade. Desde 2007 existe o sonho de um novo prédio mais moderno e que promova acessibilidade.

Como já publicado pelo jornal O Diário, em 2014, a prefeitura fez a doação de um terreno de 23 mil metros quadrados. Porém, diversas falhas no processo licitatório impediram que as obras fossem iniciadas. O projeto precisou passar por readequações, por conta de contenção de custos. O que já se sabe é que a reformulação do projeto reduziu de 10 para sete o número de Varas. Hoje o Fórum possui seis, porém a novidade é que o projeto é modular, permitindo que outras Varas sejam criadas posteriormente, conforme a necessidade.

Agora o TJMT busca uma parceria com poder Executivo que dará início as licitações. O presidente Rui Ramos, acredita que se houver a união entre os poderes, a obra poderá ser iniciadas ainda esse ano.

O presidente da Ordem dos Advogados de Primavera do Leste – Subseção de Primavera do Leste , Edmar Rodrigues disse que acredita na palavra do desembargador e que vir em comitiva a Cuiabá, fez com que o pedido de celeridade ganhasse força. “O desembargador é um presidente visionário. Agora há certeza que o prédio do Fórum será construído. Primavera é uma cidade polo que atende outros municípios e necessita de uma nova sede”, declarou.

A juíza Viviane Rebelo, que atuou por anos em Primavera do Leste, também participou da reunião e disse estar otimista. “A esperança renasce, pois é uma luta desde 2007.Espero que o novo Fórum de Primavera seja construído o mais rápido possível, pois a população merece”.

NOVA VARA

A comarca de Primavera do Leste foi citada entre os municípios que precisam, urgentemente, da instalação de pelo menos mais uma Vara Criminal. Atualmente estão em andamento 5.931 processos, segundo dados repassados pela secretaria da Vara Criminal.

O reconhecimento da necessidade aconteceu em reunião com o presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) José Arimatéia Neves Costa e o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e desembargador Rui Ramos, no início do mês.

                     

EM TRIBUNA

O assunto referente à construção do novo prédio foi debatido na sessão da Câmara realizada na segunda-feira (10).

“Temos o pior prédio da estrutura do TJ no Estado, o Fórum local está em péssimas condições. Não oferece estrutura suficiente para atender toda demanda, acessibilidade zero, toda a classe de advogados, servidores, próprios juízes estão descontentes com o prédio local. A população também está sendo penalizada com isso, por falta de espaço e estrutura física, até mesmo impede a ampliação de nova varas na Comarca, temos que reverter essa situação. Vamos em uma caravana até o TJ, lideranças, vereadores, prefeito Getulio Viana, deputados, enfim, temos que sair dessa reunião com uma definição, com a assinatura desse convênio.Já foi doada uma área de 23 mil metros quadrados. A situação hoje é precária do Fórum local, isso tem que mudar. Chegou a hora do TJ dar respostas à Primavera. Hoje quando chove, molha todas dependências do Fórum,isso é inadmissível”, disse vereador Manoel Despachante (PMDB).

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

21/05 - Na noite do último sábado, 19, os holofotes estavam voltados para o casal Rosi e Moacir Quaini que celebrou 30 anos de união com pomposa festa, no centro de eventos Primacredi. A romântica história de amor que teve inicio em 1988, na Catedral do Divino Espirito Santo, em Cruz Alta- RS, foi reafirmada, dessa fez com a presença dos frutos da união, os filhos Leonardo e Letícia Quaini. Há cerca de aproximadamente um ano juntamente com a cerimonialista Sibeli Salvatori os noivos começaram a organizar a noite que será eternizada para sempre. Profissionais de mão cheia foram convocados para a suntuosa comemoração. A décor Silvânia Costa traduziu toda a magnitude da celebração nos detalhes da imponente decoração em tons de branco, verde e champanhe. O buffet foi assinado pela requisitada Mirian Avila, e o repertório musical ficou por conta da banda Comunicasom que animou os convidados até altas horas da matina. Os filhos Letícia e Leonardo não conteram as lágrimas ao proferirem homenagem aos pais expressando todo amor, carinho e gratidão ao voltarem ao tempo e relembrar, como a união pautada no amor e cumplicidade vence os desafios do tempo. A bênção de renovação dos votos de amor e fidelidade foi ministrada pelo frei Constantino e testemunhada por em torno de 250 convidados que celebraram o momento ímpar com a família que esbanjou felicidade do começo ao fim da noite. As fotos oficiais foram registradas pelas criteriosas lentes do cuidadoso e atento fotógrafo Marcello Holanda. Nossa coluna hoje é exclusiva em homenagem a badalada Bodas de pérola e destaca momentos de emoção dos queridos Rosi e Moacir Quaini que distribuíram abraços e sorrisos durante toda a comemoração. Confiram!

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.