DISCUSSÃO /

Quarta-feira, 16 de Maio de 2018, 07h:00

A | A | A

Assistentes sociais comemoram o seu dia com debate sobre os desafios da profissão

A base do debate foi à profissionalização do trabalho e o convencimento do cidadão


Imagem de Capa
Assessoria de Imprensa

Em comemoração ao dia do Assistente Social, as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde promoveram um debate, nas dependências do espaço Conviver, na manhã dessa terça-feira, 15, sobre o papel e desafios da assistência social desde a regulamentação da profissão no Brasil, em 1947.  A base do debate foi à profissionalização do trabalho e o convencimento do cidadão de que é obrigação do governo editar políticas públicas para atender as suas necessidades e não uma obra de caridade, como era no passado, em que madames bem intencionadas atendiam aos pobres.

Para a assistente social do CRAS Jonas Pinheiro, Joelma Santana Sousa Caldas, "uma grande conquista da Assistência Social foi a criação da Política Nacional de Assistência (PNAS – 2004), que veio dar materialidade ao que era preconizado e garantido na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, onde coloca que a Assistência Social é dever do Estado e direito do cidadão que dela necessita”. Segundo ela, “os seus programas e serviços, visam prover a família e indivíduos a segurança de acolhida, convívio familiar e comunitário e o fortalecimento desses vínculos, com vistas à superação das situações de vulnerabilidades vivenciadas".

O chefe de gabinete, Anderson Gonçalves, representou o prefeito Léo Bortolin e o vice Sérgio Fava no evento e ressaltou a importância dos profissionais na administração pública. “Devido a audiências agendadas anteriormente, o prefeito não pode estar presente, mas trouxe em seu nome e do Sérgio os cumprimentos pelo trabalho, dedicação e compromisso em fazer sempre o melhor nos atendimentos, resolvendo problemas com profissionalismo e ética”.

A assistente social Laura Leandra foi homenageada pelo trabalho realizado à frente da Secretaria de Saúde durante os meses em que atuou como gestora da Pasta. “Agradeço a todos os funcionários da Saúde que foram importantes para o sucesso da nossa gestão. Tenho consciência de que a minha formação e experiência como assistente social nortearam as decisões mais acertadas como secretária”.

O secretário de Saúde, Advanilson Sampaio, reconhece como imprescindível o papel da assistência social, não só nos casos de vulnerabilidade das crianças e jovens, mas “a quem precisa de acolhimento, de orientação, enfim, a assistência social cuida de gente e isso não tem preço”. Para a coordenadora da secretaria de assistência social Leninha Riva, esse é o momento de reflexão sobre o trabalho desenvolvido pela equipe do município, “as assistentes sociais chegam onde nenhum outro profissional consegue chegar, que é na causa dos problemas das famílias e, a secretária de Assistência Social, Ana Carla Ruaro, parabenizou os profissionais pela data e ofereceu um café da manhã aos presentes.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

21/05 - Na noite do último sábado, 19, os holofotes estavam voltados para o casal Rosi e Moacir Quaini que celebrou 30 anos de união com pomposa festa, no centro de eventos Primacredi. A romântica história de amor que teve inicio em 1988, na Catedral do Divino Espirito Santo, em Cruz Alta- RS, foi reafirmada, dessa fez com a presença dos frutos da união, os filhos Leonardo e Letícia Quaini. Há cerca de aproximadamente um ano juntamente com a cerimonialista Sibeli Salvatori os noivos começaram a organizar a noite que será eternizada para sempre. Profissionais de mão cheia foram convocados para a suntuosa comemoração. A décor Silvânia Costa traduziu toda a magnitude da celebração nos detalhes da imponente decoração em tons de branco, verde e champanhe. O buffet foi assinado pela requisitada Mirian Avila, e o repertório musical ficou por conta da banda Comunicasom que animou os convidados até altas horas da matina. Os filhos Letícia e Leonardo não conteram as lágrimas ao proferirem homenagem aos pais expressando todo amor, carinho e gratidão ao voltarem ao tempo e relembrar, como a união pautada no amor e cumplicidade vence os desafios do tempo. A bênção de renovação dos votos de amor e fidelidade foi ministrada pelo frei Constantino e testemunhada por em torno de 250 convidados que celebraram o momento ímpar com a família que esbanjou felicidade do começo ao fim da noite. As fotos oficiais foram registradas pelas criteriosas lentes do cuidadoso e atento fotógrafo Marcello Holanda. Nossa coluna hoje é exclusiva em homenagem a badalada Bodas de pérola e destaca momentos de emoção dos queridos Rosi e Moacir Quaini que distribuíram abraços e sorrisos durante toda a comemoração. Confiram!

27.05.2018 - 22h51
27.05.2018 - 22h45
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.