MUDANÇA /

Domingo, 08 de Julho de 2018, 18h:38

A | A | A

11º Comando Regional da PM tem primeira mulher nomeada comandante

O CR tem em média de 220 policiais que atuam em seis municípios


Imagem de Capa
Pérsio Souza

Francyanne Siqueira Chaves Curvo, 40, é a primeira mulher a ser nomeada para comandar o 11º Comando Regional, instalado em Primavera do Leste. O CR tem em média de 220 policiais que atuam nos municípios de Primavera, Poxoréu, Paranatinga, Campo Verde, Santo Antônio do Leste, Santiago do Norte e Gaúcha do Norte que agora passam a estar sob o comando da tenente coronel. Francynne entra em substituição ao coronel Walter Silveira, que ficou à frente do 11º CR por mais de dois anos, onde desenvolveu diversas ações sociais, aproximou a Polícia Militar da sociedade e junto com demais órgãos de segurança, diminuiu os índices de criminalidade nos municípios.

Francynne ingressou na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso em 04 de março de 1995, pela Academia de Polícia Militar Costa Verde (Apmcv). Atualmente ocupa o posto de tenente coronel, promovida em 05 de setembro de 2012. A comandante diz que estar à frente do 11º CR é mais uma das responsabilidades que assume e um grande desafio, porém, relata não ser algo impossível. “Tenho uma expectativa muito grande de que tudo irá dar certo, pois nossa missão de existir é para a sociedade”, diz.

Walter Silveira esteve à frente do 11º CR desde 06 de maio de 2016, agora deixa o comando e volta a atuar em Cuiabá. O coronel avalia estes dois anos e dois meses de atuação como um trabalho satisfatório e o sentimento de dever cumprido. “As políticas que foram apresentadas pela Polícia Militar e o comando do Estado, conseguimos desenvolver, principalmente no estreitamento dos nossos policiais com a sociedade. Até mesmo os órgãos de controle como a Corregedoria-Geral e o Ministério Público, conseguiram perceber a qualidade do nosso policiamento”.

Sobre Francynne assumir o comando, antes ocupado por ele, o coronel avalia a tenente coronel como uma mulher totalmente capacitada para estar à frente do 11º CR e salienta que “ela com toda a competência que têm irá fazer um excelente trabalho em Primavera e nos demais municípios de atuação”.

No comando, o coronel desenvolveu com os militares diversas ações sociais como: o projeto de patrulha “Maria da Penha”, o atendimento pós-ocorrência de violência doméstica - o Direcionamento e Inclusão às Vítimas em Amparo a Mulher (Divvam), núcleo de segurança, esporte aos jovens, entre outras atividades como a diminuição nos índices da criminalidade, apreensões de drogas em grandes proporções, armas e detenção daqueles em desacordo com a lei.

A comandante diz que irá dar continuidade aos trabalhos que Walter já desenvolvia e salienta que não será uma tarefa fácil, pois “o coronel é oficial com uma grande formação e atuação, mas irei junto aos demais militares traçar as metas necessárias, teremos um excelente desempenho”, pontua.

O promotor de Justiça da Vara Criminal, Adriano Alves, diz que com a vinda de Francynne o 11º CR terá um novo ponto de vista para a segurança pública e ressalta a parceria do Ministério Público com a Polícia Militar. “Procuramos sempre trabalhar em conjunto em prol da comunidade e nossa expectativa é diminuir ainda mais a criminalidade”, pontua.

A oxigenação do comando ocorreu na manhã desta quinta-feira (5), no plenário da Câmara de Primavera do Leste, e contou com a presença de militares da região, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Coordenação de Trânsito, vereadores e membros da sociedade civil.

A mesa de honra foi composta por: subchefe de Estado Maior Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, o coronel Delwison Sebastião Maia da Cruz; a comandante da Corregedora-Geral PMMT, Ridalva Reis de Souza; o deputado federal José Augusto da Silva Curvo - Tampinha; promotor de Justiça Adriano Alves; delegado regional Rafael Fossari; prefeito de Paranatinga Josimar Marques Barbosa, o Marquinhos do Dedé; e o presidente da Câmara, Miley Alves.

 

 

CURRÍCULO PROFISSIONAL

Nascida em 13 de março de 1977, na cidade de Cuiabá, Francyanne é filha de Roberto Ramires Chaves e Elizabeth Siqueira. A tenente coronel é casada e tem uma filha com Edmundo Correa Curvo Filho.

Foi declarada como aspirante à Oficial pela Polícia Militar em 15 de dezembro de 1997. No ano seguinte, ela foi promovida ao posto de 2º tenente. Em 2000, se tornou 1º tenente. Recebeu a promoção de capitão no ano de 2003 e major em 2007.

A formação acadêmica de Francynne é vasta, ela possuiformação em: bacharel em Segurança Pública pela Academia da Polícia Militar Costa Verde - em 1995; bacharel em Direito pela Universidade de Cuiabá – em 2005; curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Academia de Polícia Militar Costa Verde – em 2007; curso superior de Polícia pela Academia de Polícia Militar Costa Verde – em 2014; especialização em Sistemas de Garantias dos Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes – Uma visão multidisciplinar.

Já os cursos policiais, a tenente coronel tem de: Crime de Informática – Academia de Polícia Judiciária Civil; Tiro Defensivo na Preservação da Vida “Método Geraldi” – Academia de Polícia Militar Costa Verde; Proteção de Dignitário – Casa Militar; Segurança e Dignitário – Superintendência Regional de Polícia Federal, em Cuiabá.

Entre as principais funções exercidas pela oficial estão:

- comandante adjunta do Corpo de Alunos e do 1º Pelotão no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças;

- comandante do 2º Pelotão, tesoureira e aprovisionadora na Academia de Polícia Militar Costa Verde;

- tripulante operacional e chefe da 5ª Seção do Agrupamento de Rádio Patrulhamento Aéreo da Polícia Militar;

- ajudante de Ordens da 1ª dama e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social;

- ajudante de Ordens do vice-governador;

- comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar;

- comandante do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário.

Durante estes anos à frente da Polícia Militar, ela foi condecorada com:

- medalha Guardião do Paiaguás;

- medalha Ordem e Mérito Mato Grosso, no grau Cavaleiro;

- medalha de 10 anos de serviço bronze;

- medalha de 20 anos de serviço prata.

 

INAUGURAÇÃO DO CR

O 11º Comando Regional foi inaugurado em Primavera do Leste, em 13 de maio de 2013. A criação foi motivada pela necessidade de descentralizar o poder concentrado em Rondonópolis, trazendo o Comando Regional mais próximo das demais unidades.

O município de Primavera do Leste foi escolhido como sede devido à localização central, em relação a região em que estão as demais cidades subordinadas, sendo Poxoréu, Paranatinga, Campo Verde, Santo Antônio do Leste, Santiago do Norte e Gaúcha do Norte.

O 11º CR já foi comandado por: Genilson Antônio Sechi de Avila – 2013 a 2014; Márcio Thadeu da Silva Firme – 2014 a 2015; Everson Cézar Gomes Metelo – 2015 a 2016; Walter Silveira da Silva – 2016 a 2018.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

15º Jeep Cross e 2ª etapa mato grosso reúne mais de 10 mil pessoas em primavera do leste

O evento trouxe competidores de todo o Estado e de outras regiões do Brasil, como Rio Grande do Sul e Goiás

CTG Querência Distante promove Semana Farroupilha

As atividades seguem por toda semana, com apresentações culturais e palestras

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

CLUBE DO ASSINANTE

EMPRESAS PARTICIPANTES

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.