SÉRIE: "Cada ponto tem um Conto" /

Sexta-feira, 31 de Março de 2017, 07h:00

A | A | A

Osmar Bonafé é lembrado pelo bom caráter e humildade

Hoje vamos contar a história da Praça Osmar Benedito Bonafé, situada entre a Avenida Primavera e Cascavel e Rua Ijuí, no bairro Primavera II


Carregando fotos
Pérsio Souza

A Praça Osmar Benedito Bonafé, situada entre a Avenida Primavera e Cascavel e Rua Ijuí, no bairro Primavera II, teve o projeto de Lei nº 1.013 aprovado em 25 de Setembro de 2007, mas só foi inaugurada novembro de 2015.

A praça dispõe de pista de caminhada asfaltada, espaço de areia com brinquedos para crianças e academia ao ar livre para adultos, além de arborização e iluminação pública.

Osmar Benedito Bonafé, conhecido como “Quailhada”, nasceu em oito de outubro de 1953, na cidade de São Luiz do Paraitinga, São Paulo. Caso u com Maria de Lurdes Guimarães Bonafé teve três filhos, Lucimar Bonafé, Lenimar Bonafé e Edimar Bonafé.

No ano de 1983, Osmar se mudou para Poxoréu e em 1985 veio para Primavera do Leste a trabalho e prestou serviços na Oficina Mecânica Brasil e na Oficina do “Barriga Suja”.

Ele trabalhou na função de mecânico no Departamento de Viação de Obras Públicas e se dedicou ao trabalho e aos amigos.

Em 1991, ingressou no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Primavera, através de concurso público, na função de mecânico, trabalhou na Secretária de Obras, onde se trabalhou até o último dia de vida.

Osmar era apaixonado por futebol e de 1989 a 1991, se dedicou a implantação de uma escolinha de futebol, “Esporte Oriente”, entidade sem fins lucrativos, e sem apoio de nenhum órgão público. O objetivo era oferecer lazer às crianças que se reuniam aos sábados no período da tarde para jogar futebol em um campinho, onde hoje é instalado o Hospital das Nações.

Dedicado à família, sempre mostrou aos filhos e netos que um ser humano deve cultivar o bom caráter com humildade e solidariedade, além de sempre respeitar o próximo, não com o olhar e sim com o agir.

Sempre pensando no próximo, Osmar promoveu mutirões para construção de casas, foi gestor de vaquinhas para compra de remédios para os necessitados e nunca exigiu nada em troca. Ele realizava ações solidárias pelo prazer de servir aqueles que o procuravam.

Osmar morreu no dia 22 de junho de 2007, vítima de acidente de trabalho, ocorrido na Secretaria Municipal de Obras. Porém, deixou o legado da honestidade, honradez e companheirismo.

 

VOLUNTÁRIOS CUIDAM DA PRAÇA

Há um ano, um grupo de moradores da região resolveu cuidar da praça e os cuidados vão da pintura ao corte de grama. Os moradores em volta da praça realizam a limpeza do local todos os dias para que continue sendo um ponto agradável.

Todos os anos a via sacra que faz parte do tempo quaresmal da Igreja Católica é realizada na praça e as sextas os fiéis se encontram no local. 

A praça já começou a receber a decoração de Páscoa que os voluntários fizeram para que a diversão das crianças seja garantida.

Atualmente os voluntários que realizam a manutenção da praça querem cercar o local por motivos de segurança e coibir a entrada de animais peçonhentos e sujeiras.

 

 

2 Comentário(s)
Aplausos ao Sr. Osmar Bonafé e aos moradores que assumiram os cuidados com a praça.
enviado por: Renato em 31/03/2017 às 08:10:41
1
 
0
responder
Foi realmente um homem maravilhoso tanto como pai como amigo sentimos falta e parabéns as pessoas que dedica parte do tempo para manter a Praça linda .
enviado por: Edimad em 01/04/2017 às 06:48:10
0
 
0
responder
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

06/11 - Abrimos a coluna hoje com o badalada festa de 15 anos da Gabriela Zufo, filha única de Luciana e Maicon Zuffo, que não economizaram detalhes e organizaram noite esplendorosa sob a batuta do cerimonial Comemore, da Clesiane de Witt, para o debut da princesa. Na chácara Victória devidamente ambientalizada por Silvania Costa, eles receberam seus convidados em um noite emocionante e cheia de surpresas.Vestida por Attuale tecidos e produzida por Claudia Sartori Miotto, ela recepcionou seus convidados, e logo após em trajes de princesa, também by Attuale, ao som de Celine Dion, Beauty and the Beast, acompanhado pelo violinista da Cia Sinfônica, ela flutuou conduzida pelo pai no momento da valsa, que além de uma linda joia surpreendeu a herdeira cantando “Como é Grande meu Amor por você”. Homenagens dos pais, avós familiares e amigos traduzidas em perfeitas imagens feitas por Magna Video emocionaram os presentes. Elogiadas comidinhas da Mirian Avila circulavam pelo salão e os momentos foram adoçados com as receitas de Simone pardo. Convite para a balada e ponto alto da festa foi quando, Gabriela, saiu linda e soberana de um painel de led adequado pela banda Comunicason, com coreografia elaborada por Douglas de Souza. A noite ainda contou com apresentação surpresa do E-stringer, e logo após o dj Rodrigo Marques assumiu o comando das pick-ups. Tudo Perfeito! Confira os momentos eternizados pelas criteriosas lentes do fotógrafo e arquiteto, Marcelo Hollanda.

O que você acha que deve ser feito com os carrinhos de lanche em PVA?
Devem ser retirados das avenidas!
Devem permanecer onde estão!
Devem ficar todos na Praça de Eventos!
Devem ser realocados para as praças da cidade!