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Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018, 07h:46

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Moradores questionam tarifa de água

Em um dos casos um morador viu sua conta saltar de R$ 135 para mais de R$ 300, sem aumentar a quantidade de água consumida


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Jaqueline Hatamoto

Mais uma vez moradores de Primavera do Leste se utilizaram das redes sociais para reclamar do valor da conta de água. As reclamações em relação ao valor são constantes.

“Queria saber até quando, a "Águas de Primavera" vai continuar a roubar a população de Primavera do Leste!!! Com preços abusivos nas faturas de água, sendo que no nosso bairro falta água, mas mesmo assim vocês não deixam de cobrar, por uma coisa que não tem!  Não é só no bairro Guterres, e sim em alguns bairros da cidade cadê uma autoridade competente, para olhar para a população primaverense? “, disse Juliana Gonçalves de Souza em uma publicação feita nas redes sociais ao reclamar de uma conta no valor de R$ 131,84.

Rapidamente outras pessoas compartilharam a publicação e mais de 281 comentários foram ,e a maioria deles reclamando do valor da conta.

Por meio de um grupo  de interação mantido pelo Jornal O Diário, um outro morador reclamou também, na casa dele onde moram dois adultos e uma criança o valor saltou de R$ 135,47para R$ 303,35, o valor assustou o morador. “Devo tá tocando algum lava jato e não estou sabendo. Absurdo eu, esposa e uma criança”, descreveu Adauto Andrade

“Isso é absurdo! Desde que me entendo por gente nunca vi uma água tão cara! Deve ser água mineral, só pode!!!!”, comentou outra moradora de Primavera do Leste no grupo.

Essa Águas de Primavera tá louca, eles estão cobrando duas vezes uma fatura. Sem falar o aumento nos preços sem consumir a água. Alguém tem que tomar providência”, disse outro assinante do jornal.

“Nossa, diferença mesmo! A primeira conta absurda que recebemos em casa foi de R$ 640,00, a segunda já veio 839,00 e da terceira em diante acima de R$ 1.000,00. Até mudarmos do Riva!”, desabafou.

Um outro morador de Primavera do Leste, observou que ele consumiu o mesmo volume de água que Adauto, 29 metros cúbicos, porém, ele alega que sua fatura veio com valor menor.  “Pois este volume de água veio pra mim aqui, 29 foi o consumo e veio 242,00”, destacou.

A empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade, a Águas de Primavera, se comprometeu a ir até a casa de Adauto, foi feita uma inspeção no imóvel  e nenhuma irregularidade foi detectada, ou seja o morador terá que pagar a conta.

Para tentar entender o que teria ocorrido na casa de Adauto, entramos em contato com a empresa que por meio de nota, explicou que atualmente em Primavera do Leste existem três tipos de cobrança, e ela está a ligada a quantidade consumida.

“A cobrança da tarifa residencial de água obedece a faixas de consumo de até 10 m3, 11 a 20m3, 21 a 30m3, 31 a 40m3 e acima de 40m3. Atualmente, a tarifa mínima cobrada no município para o fornecimento de água é de R$ 28,50”, explicou.

  A concessionária explicou ainda que na fatura podem constar cobranças por eventuais serviços prestados, como religação de água e outros, além do serviço de esgoto. No município, a tarifa pelo serviço de esgoto é de 75% sob o valor do consumo de água mensal de cada morador. Ou seja, quem consome a tarifa mínima de 10m3 paga R$ 49,90 com o esgoto. Este percentual de cobrança segue a política da estrutura tarifária, definida em Contrato de Concessão”, destacou em nota.

 A empresa ainda orienta para que em caso de dúvidas o consumidor deve entrar em contato com a concessionária. “É importante que todos os consumidores que tiverem dúvidas sobre o valor das faturas procurem a concessionária para mais esclarecimentos. A Águas de Primavera ressalta que tem atendido os usuários, caso a caso, para entender os problemas apontados, tirar dúvidas e orientar”.

 

 

 

Nota na íntegra

 

A Águas de Primavera informa que cobrança da tarifa residencial de água obedece a faixas de consumo de até 10 m3, 11 a 20m3, 21 a 30m3, 31 a 40m3 e acima de 40m3. Atualmente, a tarifa mínima cobrada no município para o fornecimento de água é de R$ 28,50.

 

A concessionária ressalta também que na fatura podem constar cobranças por eventuais serviços prestados, como religação de água e outros, além do serviço de esgoto. No município, a tarifa pelo serviço de esgoto é de 75% sob o valor do consumo de água mensal de cada morador. Ou seja, quem consome a tarifa mínima de 10m3 paga R$ 49,90 com o esgoto. Este percentual de cobrança segue a política da estrutura tarifária, definida em Contrato de Concessão.

 

É importante que todos os consumidores que tiverem dúvidas sobre o valor das faturas procurem a concessionária para mais esclarecimentos. A Águas de Primavera ressalta que tem atendido os usuários, caso a caso, para entender os problemas apontados, tirar dúvidas e orientar.

 

CALL CENTER – A população também pode entrar em contato com a Águas de Primavera no 0800 647 6060 para ligações de telefones fixos e pelo 4020 1038 para ligações de celulares, que funcionam 24 horas por dia. 

 

Além dos telefones, a concessionária também disponibiliza o atendimento via WhatsApp pelo número (66) 99724-2963, somente para mensagens de texto. A ferramenta está disponível de segunda a sexta-feira, em horário comercial, das 7h30 às 17h30.

 

Atuando sempre em parceria com a população, a Águas de Primavera fica à disposição na Central de Atendimento ao Usuário, na Rua Londrina, nº 249, Centro.

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