SINALIZAÇÃO /

Terça-feira, 11 de Abril de 2017, 07h:00

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Falta de obstáculos e placas de Pare são motivos de acidentes

O coordenador da CMTU, Romualdo Bisto reforça que mesmo sem a sinalização, é preciso seguir o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)


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Ítalo Berto

A falta de sinalização em alguns pontos da cidade de Primavera do Leste é um problema que se arrasta há tempos. Esse mesmo problema junto a imprudência e imperícia de alguns condutores, de acordo com os últimos acontecimentos, causam acidentes, como por exemplo um que aconteceu na semana passada.

Era quinta-feira (6). Por volta das 13h um carro Gol, prata seguia na Rua Castro Alves, Bairro Castelândia, quando foi atingido por uma caminhonete S-10, preta, no cruzamento com a Rua Castelândia. O Gol, com o impacto, parou com as rodas para cima. Ninguém ficou gravemente ferido.

O cruzamento não tinha sinalização. Entretanto, o condutor do Gol não é habilitado e conforme a Coordenação Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (CMTU), além de não ter permissão para a direção de veículos automotores, o condutor não respeitou a preferencial.

Quem mora no local não vê esse acidente como novidade e pede que as autoridades tomem providência. Uma leitora do Clique F5, ao ver a notícia do acidente da última quinta-feira, publicou o seguinte comentário: “Residimos próximo ao local há mais de 6 anos. Presenciamos muitos acidentes naquela esquina. A grande maioria por imprudência ou imperícia. Quando não há placas de sinalização, a preferência é de quem está à sua direita, simples. Em 2012, foram colocadas placas Parada Obrigatória, na Rua Castro Alves, mas foram derrubadas, jogadas fora ou levadas por alguém sem compromisso com a vida. Mas é urgente a necessidade de se instalar quebra-molas, ou placas novamente no local, pois o risco de acidentes é diário, todos passam bem acima da velocidade num local de alto risco”, destacou a internauta, demonstrando que nem sempre os problemas de trânsito são devido à má gestão pública.

O coordenador da CMTU, Romualdo Bisto reforça que mesmo sem a sinalização, é preciso seguir o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz que em casos de falta de sinalização, a preferencial é de quem está posicionado à direita. Sendo assim, no acidente do dia 6 a preferencial era da caminhonete.

“O fato de a legislação ter alternativa para que não haja acidentes quando não há sinalização, não exime o nosso compromisso de sinalizar as vias, a cidade toda tem que ser sinalizada”, reconhece Romualdo. Mas explica “desde quando a gente entrou, passou um período muito curto e ainda não deu para arrumar tudo, porque é muita coisa, mas estamos trabalhando para fazer as devidas sinalizações”, garantiu o coordenador.

Bispo comentou com a reportagem que esteve no local do acidente citado, acompanhou a situação de perto, está a par do que deve ser melhorado, mas pede paciência: “nossa equipe é pequena, temos atualmente sete agentes para dar conta de tanta coisa que temos para arrumar”, esclarece o coordenador, afirmando que na região das ruas Castelândia e Castro Alves, a intenção é de que as placas de pare sejam instaladas ainda nesta semana.

O coordenador chama a atenção dos motoristas para evitarem acidentes a partir da atenção, aplicação da direção defensiva e quando em uma das esquinas não tiverem a presença da placa hexagonal, geometria universalmente representa a placa de pare no trânsito, os motoristas de ambos os sentidos devem parar para deixar o que está à direita passar.

Falta de Obstáculo na Avenida  São Paulo

Aproveitando a temática trânsito, ainda esse mês um acidente na Rua São Paulo influenciou um empresário que tem comércio entre a Avenida Campo Grande e a Avenida Gutierres, a reclamar sobre a falta de redutor de velocidade no local. “Aqui tinha lombada, tanto é que até a placa ainda está aqui, mas retiraram sem falar nada para ninguém, em dezembro e desde então já presenciei mais ou menos três acidentes aqui”, reclamou o comerciante, que prefere não expor o nome no jornal.

Romualdo Bispo disse que também está a par da necessidade de colocar um quebra-molas nesta via e afirma que o motivo de ter sido retirado, na gestão passada, é desconhecido. “Nós estamos trabalhando no sentido de colocar a lombada novamente, inclusive cabem duas naquele trecho, e devem ser reinstaladas imediatamente, pois os carros estão correndo demais ali”, relatou o coordenador.

 

Também com a intenção de colocar o obstáculo na Rua São Paulo ainda dentro do prazo de uma semana, Romualdo explica que depende da Secretaria de Obras, que atualmente realiza a operação tapa-buracos. “Assim que sobrar uma brecha, o secretário deve ceder alguns servidores das obras para ajudar os nossos agentes e colocar as lombadas onde falta”, garantiu o coordenador.

1 Comentário(s)
Isso mostra a falta de competência das pessoas que estão a frente da prefeitura,tudo bem que falta consciência da parte dos motoristas, mas é obrigação da prefeitura e dos responsáveis pelo setor em fazer a instalação de placas de sinalização, que estão precárias, faixas de pedestres, que temos que adivinhar a onde estão, assim, como a prefeitura gosta de se exibir, dizendo que a população aumentou, que a quantidade de veículos na cidade aumentou, dizendo que Primavera está progredindo, a prefeitura não faz nada em favor desse progresso, em 2004 quando esse mesmo administrador Municipal assumiu a prefeitura foi retirado os dois semáforos existentes na cidade, então ao invés de colocar mais semáforos para ter uma organização melhor no trânsito eles retiram, será que isso é progresso? A cidade está um lixo, abandonada, vamos prefeitura de Primavera Do Leste, reaja, já estamos no quarto mês de administração, chega de por a culpa no passado,porque, quem põe a culpa no passado mostra incompetência no futuro!
enviado por: António em 13/04/2017 às 07:15:09
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O que você acha que deve ser feito com os carrinhos de lanche em PVA?
Devem ser retirados das avenidas!
Devem permanecer onde estão!
Devem ficar todos na Praça de Eventos!
Devem ser realocados para as praças da cidade!