POLÍTICA /

Quinta-feira, 10 de Agosto de 2017, 07h:00

A | A | A

Como fica Primavera após a decisão do TSE?

Quando serão as novas eleições? Como ficam os projetos como a Prima Fest Show? Getúlio sai imediatamente?


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

Na noite de terça-feira (8) o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, decidiu por manter o indeferimento da candidatura de Getúlio Viana – PSB, com isso ele deve assim que a decisão for publicada no Diário Oficial do Tribunal, ser afastado do cargo de prefeito. Com isso novas eleições devem ser agendadas.

Vale destacar que assim que o Acórdão for publicado, Viana deixa o cargo e quem assume é o presidente da Câmara, Leonardo Bortolin.

Diante do assunto muitas dúvidas surgem quanto a data da publicação do Acórdão, quando seriam as eleições, quem seriam os candidatos e como ficarão os projetos em andamento em Primavera do Leste, quando Leonardo Bortolin assumir a Prefeitura. O jornal O Diário foi atrás para responder essas questões, confira abaixo como fica a situação de Primavera.

 

PUBLICAÇÃO DO ACÓRDÃO:

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, não existe uma data para a publicação do Acórdão, no Diário Oficial do Tribunal. Na tarde de ontem (09), pesquisamos no site do TSE e constatamos que acórdãos de junho foram publicados na data de ontem. Ou seja, a espera pode demorar até dois meses. Porém, é importante observar que o tribunal estava de recesso e por isso as publicações podem estar atrasadas.

 

QUANDO SERÃO REALIZADAS NOVAS ELEIÇÕES?

O cronograma e a organização das novas eleições são de responsabilidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e a data só é definida depois que o órgão for comunicado da decisão do TSE.  Porém, em outubro de 2016, o Tribunal Superior Eleitoral, divulgou as datas em que poderiam ser realizadas eleições suplementares, o que será o caso de Primavera do Leste, as próximas datas disponíveis são: 3 de setembro, 1º de outubro, 12 de novembro e 3 de dezembro.

Segundo informações extraoficiais, as eleições na cidade não devem ocorrer antes de novembro, uma vez que é necessária toda uma organização e também há a necessidade de respeitar todas as etapas de um processo eleitoral, como registro de candidatura, impugnações entre outros.

 

O VICE DE GETÚLIO PODERÁ ASSUMIR?

Não. A decisão do TSE se estende a toda chapa, então caso José Alécio Michelon, o Zezinho (PSDB), queira comandar Primavera, deve se candidatar. Em relação a candidatura ao cargo de prefeito, Zezinho disse que ainda é cedo para se pronunciar.

 

OUTROS CANDIDATOS

Com a decisão, nomes começam a ser cogitados para assumir o cargo, entre eles estão: Otávio Palmeira, Leonardo Bortolin, Iva Viana e a esposa de Getúlio, Gisele Ferreira.

Em entrevista ao Jornal O Diário, Otávio Palmeira declarou que “Em relação a essa nova situação que Primavera está vivendo no “pós-julgamento” do processo eleitoral no TSE, envolvendo o prefeito Getúlio e por consequência, a todos nós, os munícipes, quero dizer, que em respeito ao Getúlio, quem admiro e considero e que ainda é o prefeito, não gostaria de comentar nesse momento esse tema. É claro, que não posso proibir que os cidadãos comentem nomes, inclusive o meu, o que sem hipocrisia, já me deixa honrado. Mas, ninguém está autorizado à falar por mim”, declarou Palmeira.

Também em entrevista ao Jornal O Diário, na manhã de quarta-feira (09), o presidente da Câmara, declarou que ainda é cedo para se falar em uma candidatura ao cargo de prefeito “uma candidatura ela depende de uma série de fatores para ser construída, quem vai ter que avaliar principalmente é a sociedade, os partidos, ninguém constrói ou consolida a campanha sozinho, campanha a gente faz na unidade. Por isso digo ainda é cedo”.

Em relação aos projetos em andamento como o Prima Jovem e a realização da festa popular Prima Fest Show, Bortolin diz que “tenho a visão de que o que é bom você deve continuar, não devemos parar só por que começou no outro governo. Primavera é o que é hoje graças aos outros prefeitos, cada um deu sua contribuição, então temos que pegar o que é de bom de cada um e dar continuidade, em relação à festa, não é uma festa que traz grandes gastos ao município, eu vejo que é importante para a cidade, e a sociedade tem direito ao lazer, se for para mudar, será para melhorar e não cancelar a festa”.

 

RESIDENCIAL FELIZ NATAL

Já em relação ao caso das 52 famílias do residencial Feliz Natal, que começaram a ser notificadas em relação às moradias que pertencem ao Poder Público, Bortolin disse que é necessário fazer um levantamento. “Temos que fazer um trabalho com as famílias, fazer um levantamento, eles não podem pagar o preço pela inoperância da gestão municipal. Eles não podem entrar em uma zona de conflito entre gestores. A administração municipal tem que chamar a responsabilidade para si e verificar o que dá para ser feito, de maneira a não prejudicar o dia a dia dessas famílias”.

Léo ainda avaliou o momento como de instabilidade para os dois poderes. “É um momento de instabilidade e com certeza é prejudicial tanto para o Legislativo quanto para o Executivo. Quando você inicia uma gestão, você traça metas, têm objetivos, e muitas vezes você não consegue concluir. Já é a segunda vez no ano que vai ocorrer a situação. Infelizmente o prefeito concorreu sem o registro, sabia que ia ter esse problema judicial, e a mim cabe apenas acatar determinação judicial, como foi a primeira vez e como deve ser agora após a publicação do Acórdão”.

 

O QUE DIZ GETÚLIO?

Em entrevista à TV Primavera, na manhã de quarta-feira (9), Getúlio disse que há interesses por trás de sua cassação, uma vez que um dos escritórios mais renomados do país, Sérgio Bermudes, foi contratado pela coligação “Unidos por Primavera”, derrotada na eleição do ano passado, encabeçada por Paulo Bersch (PMDB). “A gente não sabe o que está ocorrendo por trás, alguém está pagando caro para contratar o escritório”, afirma.

Ele também declarou que a justiça não estaria respeitando a decisão do povo. “Foram mais de 19 mil pessoas que votaram, se não pudesse ser candidato que então não deixasse ir para eleição, mas agora o povo escolheu e não estão respeitando a democracia”.

A defesa do prefeito, vai tentar obter liminar no Supremo antes da publicação do acórdão, o que o manteria Getúlio a frente da prefeitura. Assim como fez em janeiro deste ano.

 

POSSIVEIS CANDIDATOS

 

Para saber sobre as especulações em relação a futura candidatura ao cargo de prefeito, entramos em contato com Gisele Ferreira, Carmen Betti e Gisele Ferreira, mas até o fechamento desta edição não obtivemos respostas.

2 Comentário(s)
Olha meu caro Getúlio se vc não tem o poder igual o TEMER vc js era, nao adianta aqui justificar uma coisa que a chama desvio de verba pública isso e corrupção que infelizmente o nosso país ta vivendo. E olha que votei em você. Vc SÓ se candidatou por que não tinham ainda jugado o seu processo. E mais seu Getúlio muitas gente sabe de algumas pessoas que vc tem ai trabalhando com vc que nas gestão passada também trabalharam com vc, que não tinha nada e hoje tem até Fazenda tem carro bom né isso ninguém comenta mais vamo que vamo o povo não sabe e de nada do que é fato mais infelizmente vivemos assim so ladrões.
enviado por: Nascido em Pva em 10/08/2017 às 07:25:15
3
 
0
responder
Parabéns Dr Freitas e Cliquef5, começo aqui perguntando: Sr. Getúlio, o senhor disse ontem na TV que durante 8 anos só teve prejuízos durante o tempo de gestor na legislatura anterior, queria saber como alguém que alega prejuízo quer estar no poder? Acho absurdo alguém ir na TV reclamar e não larga o ¨OSSO¨, peço ao Sr. Getúlio que se conforme com esta decisão, pois sabia e estava ciente de que ocorreria esse julgamento e que poderia ficar ou cair. Isso somente mostra o despreparo de alguém que tentou o poder a qualquer custo, pois me recordo de um caminhão de som passando nas ruas pedindo voto. Isso sim se chama ENGANO, tratar seus eleitores sabendo da realidade dos fatos. Votei no senhor e me arrependo amargamente por ver uma cidade estagnada por todos os lados e vereador subir em tribuna dizendo que o povo gosta de Festa e que o Prefeito estava trazendo novamente a Festa do Povo. Gosto sim de rodeio, show e exposição, mas gosto mais é de ver uma cidade que tem potencial crescer em empregos, habitação, arrecadação, educação e PIB. Assim como o senhor disse ontem, se a coisa está tão ruim para o seu lado, como foi que o senhor adquiriu todo aquele complexo de armazéns da antiga Cooaleste na saída para Paranatinga? O valor que se cogita na cidade é estratosférico!!!! Resumindo, deixa a cidade seguir em frente Getúlio, deixa mentes novas pensarem melhor, o tempo do coronelismo acabou!!!!
enviado por: Paulo Fernando em 10/08/2017 às 10:05:03
4
 
1
responder
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
O que você acha que deve ser feito com os carrinhos de lanche em PVA?
Devem ser retirados das avenidas!
Devem permanecer onde estão!
Devem ficar todos na Praça de Eventos!
Devem ser realocados para as praças da cidade!