ARTIGO /

Domingo, 10 de Dezembro de 2017, 17h:13

A | A | A

Valorizar se!

Certamente temos que ter o otimismo de Oliver San


Imagem de Capa
Jean Carlos -

Segundo o dicionário da língua portuguesa, o verbo valorizar significa – aumentar o valor de alguma coisa / dar o devido valor a pessoa ou coisa / aumentar de valor, todos nós temos algo ou alguém que consideramos de grande valor para nós, mas em muitas vezes nós mesmos não damos o devido valor que nós merecemos. Não podemos confundir nossa auto valorização em menosprezar o outro, ou seja, diminuir alguém para que possamos nos sentir melhor ou com melhor valor, isso já parte do fator valorizar se para o egocentrismo, que é quando achamos que todo o universo gira em torno de nós mesmo.
Hoje temos diversas literaturas de alto ajuda que nos mostra a importância que temos que dar para nós mesmo e que nos leva a compreensão de que antes de dar o primeiro passo, temos que acreditar que seremos capazes de dar o segundo passo, a chave para isso é o otimismo, por que acreditar em si próprio é a melhor forma de entrar em uma batalha, tem uma frase de Jefferson Luiz Maleski que retrata bem isso, diz assim “Se você não se valorizar, chegará uma hora em que todos acreditarão em você. O contrário também é válido.” , temos que acreditar em nós mesmos antes de todos.
Compreendendo o primeiro passo de que é preciso acreditar no próprio valor primeiro que qualquer outra pessoa, nos torna capazes de sermos acreditados e que conseqüentemente á nós será confiado grandes coisas. Isso é algo muito importante e se torna inerente em todas as áreas de nossas vidas. Na vida profissional será visto com outros olhos pelos seus superiores, eles se sentirão seguros em confiar á você grandes responsabilidades por que você transmitirá segurança, na vida emocional talvez não seja uma coisa tão simples assim por que entra o fator que não dominamos muito, aquela frase bem conhecida “o coração não escolhe o amor”, mas ai entrará a sua coerência de que antes da segunda pessoa existe a primeira pessoa a mais importante, “você”, você deve ter ciência de que sua paz de espírito tem que ser constante e que não fará nada que denigra, rebaixe, desvalorize ou constranja a si próprio no intuito de satisfazer a segunda pessoa.
Certamente temos que ter o otimismo de Oliver San quando ele disse “Não sei se isso é normal, de fato eu não sei, mas eu me amo mais que qualquer pessoa. Ninguém acredita em mim mesmo, como eu acredito.” Temos que pensar da seguinte forma, somos algo de valor, mas não somos como ações da bolsa de valores que tem como base a oferta e procura para delimitar se o valor será alto ou baixo, somos melhores que isso, nosso valor depende de nós mesmos, não importa o valor que os outros nos dão, o que importa mesmo é o valor que acreditamos ter, somos jóias raras, como um diamante que não é encontrado em quaisquer mãos, por isso quem o tem sabe o valor que é, então antes de tudo e de todos, valorize se. 

Jean Carlos

Licenciado em Ciências da Natureza - Instituto Federal de Mato Grosso

 

 

1 Comentário(s)
Como sempre sou fã e leitora assídua de seus artigos Parabéns bem como diz diamantes somos nós k temos um diamante escritor sucessos ..
enviado por: Olga Iolanda Lerner em 10/12/2017 às 17:35:33
0
 
0
responder
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.