SAÚDE /

Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2018, 07h:00

A | A | A

Tudo o que você precisa saber sobre a puberdade precoce


Imagem de Capa
Junior Lima Bezerra - Endocrinologista

A puberdade é caracterizada pelo período quando o corpo dos meninos e meninas começa a ganhar características de adultos, deixando de ser infantil. Esse processo normalmente acontece durante a adolescência. Contudo, na puberdade precoce, esse desenvolvimento inicia-se ainda na infância - nas meninas antes dos oito anos e nos meninos antes dos nove -, o que pode acarretar problemas físicos e psicológicos para as crianças. É muito mais comum a ocorrência nas meninas e O diagnóstico tende a ser mais fácil quando comparado ao dos meninos.

 

CAUSAS

A puberdade é comandada pelo eixo hormonal hipotálamo--hipófise--gônada. Ela faz com que mudanças comecem a acontecer, como aparecimento de pelos pubianos, engrossamento dos pelos de outras partes do corpo, aparecimento do broto mamário nas meninas e aumento do volume do testículo nos meninos, entre outros sinais. Quando este eixo é ativado antes da idade habitual, ocorre a puberdade precoce. Contudo, determinar a causa do problema nem sempre é uma tarefa simples.

 

FATORES DE RISCO

Dentre os fatores de risco, o sexo feminino tem mais chances de desenvolver a puberdade precoce, uma vez que a doença chega a ser 10 a 23 vezes mais comum em meninas do que em meninos, de acordo com o Ministério da Saúde. Além do sexo, também há maior risco de a criança desenvolver puberdade precoce se:

- Está muito acima do peso recomendado para a idade e altura;

- Foi exposta aos hormônios sexuais (estrogênio e testosterona) antes do tempo, por meio do uso de cremes, pomadas ou suplementos para adultos que contenham estes hormônios;

- Tiver outras condições médicas, como Síndrome de McCune-Albright, hiperplasia adrenal congênita e, em casos raros, hipotireoidismo;

- Tiver recebido tratamento com radiação no sistema nervoso central, como os utilizados para tratar tumores, leucemia, entre outros.

 

SINTOMAS DE PUBERDADE PRECOCE

Os sintomas da puberdade precoce aparecem nas meninas antes dos oito anos, e culminam na menarca (primeira menstruação). Mas, atenção, a menarca já é um sinal tardio da puberdade. O ideal é procurar um médico (pediatra ou endocrinologista pediátrico) assim que se deparar com algum dos sintomas, que são:

- Aparecimento do broto mamário;

- desenvolvimento de pelos pubianos;

- nascimento de pelos em regiões do corpo que não os continham;

- pelos das pernas mais grossos;

- crescimento acelerado acnes;

- mudança da composição corporal com o desenvolvimento das “curvas”, com a cintura mais fina e maior acúmulo de gordura no quadril;

- mudança de comportamento;

- menarca.

Nos meninos, os sintomas são mais difíceis de serem notados, então é importante estar atento para os seguintes sinais antes de eles completarem nove anos:

- Aumento do tamanho e diâmetro do pênis;

- desenvolvimento de pelos pubianos;

- nascimento de pelos em regiões do corpo que não os continham, inclusive no rosto;

- pelos das pernas mais grossos;

- mudança de comportamento;

- crescimento acelerado;

- aumento do volume do testículo;

- mudança da voz;

- acnes;

- alteração da composição corporal, o menino passa a ter os ombros e tronco mais largos;

- aparecimento do pomo de adão;

- ereção (que pode ser inesperada ou não).

 

BUSCANDO AJUDA MÉDICA

No caso do aparecimento de qualquer um dos sintomas de puberdade, nas meninas antes dos oito anos e nos meninos antes dos nove, é preciso procurar o pediatra ou o endocrinologista pediátrico para avaliação.

 

Consulte seu Médico nutrólogo e Endocrinologista - dr. Junior Lima Bezerra. Excellence Centro de Especialidades 066 3498 2846.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

21/05 - Na noite do último sábado, 19, os holofotes estavam voltados para o casal Rosi e Moacir Quaini que celebrou 30 anos de união com pomposa festa, no centro de eventos Primacredi. A romântica história de amor que teve inicio em 1988, na Catedral do Divino Espirito Santo, em Cruz Alta- RS, foi reafirmada, dessa fez com a presença dos frutos da união, os filhos Leonardo e Letícia Quaini. Há cerca de aproximadamente um ano juntamente com a cerimonialista Sibeli Salvatori os noivos começaram a organizar a noite que será eternizada para sempre. Profissionais de mão cheia foram convocados para a suntuosa comemoração. A décor Silvânia Costa traduziu toda a magnitude da celebração nos detalhes da imponente decoração em tons de branco, verde e champanhe. O buffet foi assinado pela requisitada Mirian Avila, e o repertório musical ficou por conta da banda Comunicasom que animou os convidados até altas horas da matina. Os filhos Letícia e Leonardo não conteram as lágrimas ao proferirem homenagem aos pais expressando todo amor, carinho e gratidão ao voltarem ao tempo e relembrar, como a união pautada no amor e cumplicidade vence os desafios do tempo. A bênção de renovação dos votos de amor e fidelidade foi ministrada pelo frei Constantino e testemunhada por em torno de 250 convidados que celebraram o momento ímpar com a família que esbanjou felicidade do começo ao fim da noite. As fotos oficiais foram registradas pelas criteriosas lentes do cuidadoso e atento fotógrafo Marcello Holanda. Nossa coluna hoje é exclusiva em homenagem a badalada Bodas de pérola e destaca momentos de emoção dos queridos Rosi e Moacir Quaini que distribuíram abraços e sorrisos durante toda a comemoração. Confiram!

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.