ARTIGO /

Segunda-feira, 14 de Maio de 2018, 16h:52

A | A | A

NÃO ENGULA O CHORO!

Quando algo está errado a criança vai demostrar isso através do choro e outros sinais


Imagem de Capa
Beatriz G. Rufato - Psicóloga.

A campanha ``Não Engula o Choro``, foi desenvolvida pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social do estado do Paraná, com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência e violação dos direitos da criança e adolescente. Quando algo está errado a criança vai demostrar isso através do choro e outros sinais, dificilmente será por sinais verbais, principalmente se ela tiver sofrido alguma violência, porque o autor geralmente é alguém próximo da família.

Os sinais que podem indicar que a criança/adolescente sofreu alguma violência variam de acordo com a idade e modo de agressão. Mas é importante prestar atenção ao aparecimento, sem causa aparente, de comportamentos como: irritabilidade constante; olhar indiferente e apatia; distúrbios do sono; dificuldade de socialização e tendência ao isolamento; aumento no aparecimento de doenças, principalmente aquelas de fundo alérgico.

É também necessário ficar atento a manifestações precoces de sexualidade, desconfiança extrema, autoflagelação, baixa autoestima, insegurança e extrema agressividade ou passividade. Todos os comportamentos aqui citados só serão notados por quem convive diariamente com essa criança/adolescente.

Vale salientar que os abusos físicos, sexuais ou psicológicos não escolhem classe social e independente da condição financeira em que essa criança se encontra o sofrimento vai ser o mesmo, assim como o mal causado ao desenvolvimento saudável da mesma. Não negligencie nenhum comportamento suspeito, denuncie.

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e á Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é 18 de maio, por isso esse é o mês de enfrentamento a essas violações de direitos.

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

SÍNDROME DE CAPGRAS

De acordo com a psicanálise, esta síndrome pode ser consequente de um complexo de Édipo ou Electra (desejo sexual por um dos pais e ciúmes do outro).

Bullying

O que parece ser uma simples brincadeirinha, pode causar traumas psicológicos.

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

CLUBE DO ASSINANTE

EMPRESAS PARTICIPANTES

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.