ARTIGO /

Sexta-feira, 11 de Agosto de 2017, 15h:11

A | A | A

Gentileza gera Gentileza.

Todos nós gostamos de ser tratado com cordialidade, respeito e educadamente, mas será que nosso comportamento é recíproco?


Imagem de Capa
Jean Carlos

Em algum momento em sua vida você deve ter ouvido ou lido essa frase, “gentileza gera gentileza”, esta frase ganhou notoriedade através da história de vida de José Datrino, conhecido também por profeta gentileza na década de 60 no Rio de janeiro. Datrino desde criança dizia que veio ao mundo para cumprir uma missão, sempre muito gentil com todos, andava pelas ruas do Rio de janeiro pregando palavras de conforto e bondade para as pessoas, na década de 80 usou as pilastras do viaduto do Caju para escrever suas frases para que todos pudessem ler e refletir. No dicionário da língua portuguesa gentileza quer dizer Característica ou particularidade de gentil. Comportamento distinto; em que há nobreza e/ou elegância: a gentileza é uma qualidade em extinção.

 

Todos nós gostamos de ser tratado com cordialidade, respeito e educadamente, mas será que nosso comportamento é recíproco? Será que possamos nos dizer gentis quando tal comportamento é expresso por nós? certa vez Joseph Joubert disse “...A gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano..”, o que o autor quis dizer nessa frase, é que independente da situação a gentileza é a demonstração mais humana a ser expressada.

 

Digamos que somos um espelho e refletimos o que nos é apresentado, mas se alguém chegar até nós e nos tratar com rispidez devemos retribuir o tratamento considerando que somos um espelho? Claro que não, o nosso refletir tem que ser algo impactante a fim de transmitir para o individuo ríspido a gentileza que faltou em seu comportamento, levando o ao ponto de repensar sua forma de tratar as pessoas.

 

Der repente houve situações onde você foi tomado pela fúria e estava decidida ou decidido em partir para briga com alguém, mas ao ficar frente á frente com a pessoa ela simplesmente te tratou de uma forma gentil onde te desarmou totalmente, ai fez jus ao dito popular que diz, “ quando um não quer, dois não brigam”. Isso pode até parecer coisa de desenho animado, mas quanto mais pessoas tratarmos gentilmente, mais pessoas usarão da gentileza para tratar outras pessoas, portando gentileza gera gentileza. 

 

Jean Carlos

Licenciado em Ciências da Natureza

 

 - Instituto Federal de Mato Grosso

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
O que você acha que deve ser feito com os carrinhos de lanche em PVA?
Devem ser retirados das avenidas!
Devem permanecer onde estão!
Devem ficar todos na Praça de Eventos!
Devem ser realocados para as praças da cidade!