PRINCÍPIOS /

Segunda-feira, 03 de Junho de 2019, 07h:00

A | A | A

Ética: Elemento essencial à vida humana

Estudioso do tema afirma que a ética apresenta dois princípios básicos relacionados à obrigação: Benevolência e Justiça (igualdade)


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

A ética é o princípio básico de conduta para todos os seres humanos, uma vez que ela é o pilar de sustentação da formação do indivíduo, e que o acompanhará por toda sua vida, propiciando-lhe boa convivência.  

Atualmente o homem é visto como sujeito histórico-social, e em razão disso, o comportamento de suas ações não pode mais ser analisado fora da coletividade. E é exatamente por isso que a ética ganha um dimensionamento político (área de avaliação dos valores nas relações sociais): uma ação eticamente boa é politicamente boa, e contribui para o aumento da justiça, distribuição igualitária do poder entre os homens.

A palavra ética teve origem na Grécia e deriva de ethos, esta expressão diz respeito aos costumes ou aos hábitos dos homens. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo, como no individual.

Pesquisas indicam que a ética percorreu um longo caminho, que vem desde a antiguidade, pois ela se distingue da moral e adquiriu contemporaneamente um sentido amplo, sem a qual a vida em geral, seria bem diferente, levando em consideração que a ética está ligada à conduta e o modo de agir de cada ser humano.

Assim, ética é a parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade; ciência da moral; tratado de deveres do homem para com seus semelhantes e para com Deus. No que se refere ao exercício das profissões, a ética é denominada como deontologia (conjunto de normas morais que regem uma profissão; um tratado de deveres).

Estudioso do tema, afirmam que a ética apresenta dois princípios básicos relacionados à obrigação: Benevolência e Justiça (igualdade). O primeiro trata-se de um ato bom, construtivo à vida, tais como: libertar a mente e a alma humana de todos os tipos de irritação, teimosia, banalidades, costumes, rituais, sistemas, práticas e apegos sem função útil. (liberar-se dos vícios e dos maus costumes). O segundo, basicamente consiste na Igualdade de tratamento, Igualdade perante a lei – dar a cada um aquilo que é seu conforme seu merecimento.

Esses princípios podem ser desdobrados em vários valores ou qualidades humanas, são, portanto, as virtudes, consideradas como valores universais que elevam o ser espiritual e devem ser praticadas pela utilidade que os representam.

Acreditar na existência de Deus, na unidade entre todas as religiões é acreditar na igualdade dos homens e nos povos e na unidade do mundo, por causa da irmandade dos homens (na paternidade de Deus). É importante lembrar que o autoconhecimento, a busca do conhecimento, a honestidade, a veracidade, o otimismo, a dedicação e perseverança, a paciência, o sacrifício, a autossuficiência, o contentamento ou gratidão, a justiça, a generosidade, a gentileza, a simpatia, a tolerância, a apreciação de outras culturas e religiões, a harmonia, via manutenção da paz entre todos os homens, a não violência entre as pessoas, a fraternidade, a lealdade e a compaixão fazem parte deste rol de princípios éticos.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

formado em Direito e Letras

Professor na Rede Pública de MT

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Perspectivas

A felicidade é o resultado dessa busca.

Está satisfeito com sua vida?!

Muitas pessoas se sentem infelizes com o que fazem, com o lugar onde trabalham, entre outros.

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.