FESTIVAL VELHA JOANA /

Quarta-feira, 07 de Novembro de 2018, 09h:10

A | A | A

Com quantas gerações se constrói a cultura artística numa cidade?

Proposição artística: “O beijo da lua”. Grupo Primitivos (MT)


Imagem de Capa
Thereza Helena

O grupo teatral Primitivos, terceira geração do grupo Faces de Primavera do Leste, remonta “O Beijo da lua”, espetáculo de estreia de seus precursores. Com esse gesto, parecem reverenciar o trabalho dos artistas que vieram antes, como que entendendo que a cultura artística numa cidade é um exercício de construção permanente que requer muita coragem para mudar paradigmas e expandir a ocupação de espaço.

Na remontagem, para contar a história de Naiá, uma jovem indígena que se apaixona por Jaci - a lua, o grupo recontextualiza a lenda do surgimento da Vitória Régia, deslocando o romance do casal da floresta para a cidade. Nesse movimento, as árvores dão lugar para grandes andaimes que lembram os arranha-céus das metrópoles, fazendo com que o cenário se monte e se remonte na nossa frente, revelando inúmeras possibilidades de composições visuais, explorando o trabalho em vários planos de altura.

A ousadia da proposta se completa com o trabalho de corpo dos atores, que coloca em cena uma movimentação vigorosa repleta de saltos, escaladas e rolamentos, com os quais eles se deslocam de andaime em andaime enquanto recontam a lenda indígena.

Na nova versão, além da flexibilidade corporal, a equipe traz referências ao hip hop, ao modo de falar urbano com gírias atuais, conferindo à produção o caráter juvenil próprios do universo de quem os realiza. Esses indicadores apontam o desejo de construir uma relação de pertencimento desses jovens com as problemáticas dos povos originários.

Quanto a isso, junto ao elogio da importância política de voltar os olhos para esse tema, dado ao risco histórico de uma possível junção dos ministérios da agricultura e do meio ambiente, lanço uma provocação: o que poderiam esses jovens se radicalizassem os desdobramentos da invisibilidade indígena em Mato Grosso, eles que esbanjam joelhos saudáveis e energia para uma revolução?

 

Texto escrito para o site Parágrafo Cerrado a partir da programação do XII Festival Velha Joana, em Primavera do Leste (MT), no período de 01 a 11 de novembro de 2018

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Gratidão: É um nobre ato

A gratidão é carregada de uma infinidade de outros sentimentos tais como, amor, fidelidade, amizade e muito mais

Qual é a emoção por trás da sua vida financeira?

Seu cérebro sempre fará um esforço enorme para que tudo continue no padrão de sempre

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.