CONHECIMENTO /

Sexta-feira, 09 de Novembro de 2018, 07h:00

A | A | A

A importância da leitura para a vida e para o processo da aprendizagem

A prática da leitura permite que o homem conheça o mundo ao seu entorno


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

A leitura é a ferramenta mais importante para a aprendizagem, pois ela nos fornece um rol de benefícios para nossa vida, seja profissional, escolar ou pessoal, levando em consideração que o intelecto do ser humano se desenvolve a partir de estímulos que recebe com as informações percebidas no dia a dia.

Assim, o ato de ler pode nos propiciar muitas vantagens para o nosso crescimento pessoal, além de proporcionar prazer e deleite, conforme afirma Paulo Freire em sua obra “A importância do Ato de Ler”.

É por meio da leitura que se pode defrontar com novas ideias, novas sensações e novas experiências, uma vez que muitos livros, artigos ou até mesmo textos da internet auxiliam para a aquisição de quaisquer tipos de informação, independente do contexto, teor ou tema abordado.

A prática da leitura permite que o homem conheça o mundo ao seu entorno, e ainda, permite viajar, sonhar e navegar em outros mares, dada a sua dinamicidade e abrangência.

Alguns autores, dependendo do estilo de sua obra, permitem que o leitor consiga interagir com o texto, por meio de informação fornecida e até mesmo na sociedade inserida na realidade da sua obra, isto porque a leitura gera conhecimentos múltiplos, que possibilitam melhor convivência no meio social.

O processo de leitura pode abrir portas de oportunidades na vida do leitor e até mesmo na sua vida profissional, permitindo mudanças essenciais de comportamento, já que muitos valores são percebidos em textos concebidos com esta finalidade.

Ademais, ler é estimulante, é por meio desse processo que as pessoas encontram o que é intrigante, melancólico e assustador. Uma boa leitura pode partilhar sentimentos interessantes; só os bons livros colocam as pessoas em outros tempos, outros lugares e outras culturas, oferendo aos leitores ambientes, situações e dilemas jamais imaginados, afinal, é através dos livros que muitas vezes sonhamos e somos levados a pensar e a refletir. 

A leitura constitui, entra tantas outras vantagens, um manancial enriquecedor e transformador da sociedade, haja vista que ela abre novos horizontes, estimula a criatividade, enriquece o vocabulário, aperfeiçoa a forma peculiar de cada indivíduo de se expressar de forma escrita e verbal, e, enfim, proporciona um mundo, que embora fictício, pode se aproximar da realidade, fazendo com que o leitor tenha uma nova percepção de mundo, de vida e de novas experiências.

Assim sendo, a leitura deve ser estimulada em todas as fases da vida, em razão da sua importância como instrumento de capacitação e aprendizagem.

“Aprendemos, não apenas para nos adaptar, mas sobretudo para transformar a realidade, para nela intervir, recriando-a” Paulo Freire.

A nosso ver, existem pelo menos 10 bons motivos para a prática da leitura: 1. Quem lê viaja sem sequer sair de casa; 2. Adquire múltiplos conhecimentos; 3. Favorece a escrita; 4. Fornece subsídios e argumentação à produção textual; 5. Permite conhecer o mundo e suas diferentes culturas; 6. Encurta as distâncias; 7. Proporciona independência; 8. Interage com o autor; 9. Desperta o senso crítico, e; 10. Desenvolve raciocínio rápido.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Quantas vezes você fez papel de bobo?!

Podemos colocar em prática 4 dicas básicas para usarmos de mantra no dia a dia

Ser otimista requer força de vontade

Nunca desista de seus sonhos, mesmo que eles sejam poucos, breves, diminutos ou até mesmo inacessíveis

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

CLUBE DO ASSINANTE

EMPRESAS PARTICIPANTES

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.