CONHECIMENTO /

Sexta-feira, 09 de Novembro de 2018, 07h:00

A | A | A

A importância da leitura para a vida e para o processo da aprendizagem

A prática da leitura permite que o homem conheça o mundo ao seu entorno


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

A leitura é a ferramenta mais importante para a aprendizagem, pois ela nos fornece um rol de benefícios para nossa vida, seja profissional, escolar ou pessoal, levando em consideração que o intelecto do ser humano se desenvolve a partir de estímulos que recebe com as informações percebidas no dia a dia.

Assim, o ato de ler pode nos propiciar muitas vantagens para o nosso crescimento pessoal, além de proporcionar prazer e deleite, conforme afirma Paulo Freire em sua obra “A importância do Ato de Ler”.

É por meio da leitura que se pode defrontar com novas ideias, novas sensações e novas experiências, uma vez que muitos livros, artigos ou até mesmo textos da internet auxiliam para a aquisição de quaisquer tipos de informação, independente do contexto, teor ou tema abordado.

A prática da leitura permite que o homem conheça o mundo ao seu entorno, e ainda, permite viajar, sonhar e navegar em outros mares, dada a sua dinamicidade e abrangência.

Alguns autores, dependendo do estilo de sua obra, permitem que o leitor consiga interagir com o texto, por meio de informação fornecida e até mesmo na sociedade inserida na realidade da sua obra, isto porque a leitura gera conhecimentos múltiplos, que possibilitam melhor convivência no meio social.

O processo de leitura pode abrir portas de oportunidades na vida do leitor e até mesmo na sua vida profissional, permitindo mudanças essenciais de comportamento, já que muitos valores são percebidos em textos concebidos com esta finalidade.

Ademais, ler é estimulante, é por meio desse processo que as pessoas encontram o que é intrigante, melancólico e assustador. Uma boa leitura pode partilhar sentimentos interessantes; só os bons livros colocam as pessoas em outros tempos, outros lugares e outras culturas, oferendo aos leitores ambientes, situações e dilemas jamais imaginados, afinal, é através dos livros que muitas vezes sonhamos e somos levados a pensar e a refletir. 

A leitura constitui, entra tantas outras vantagens, um manancial enriquecedor e transformador da sociedade, haja vista que ela abre novos horizontes, estimula a criatividade, enriquece o vocabulário, aperfeiçoa a forma peculiar de cada indivíduo de se expressar de forma escrita e verbal, e, enfim, proporciona um mundo, que embora fictício, pode se aproximar da realidade, fazendo com que o leitor tenha uma nova percepção de mundo, de vida e de novas experiências.

Assim sendo, a leitura deve ser estimulada em todas as fases da vida, em razão da sua importância como instrumento de capacitação e aprendizagem.

“Aprendemos, não apenas para nos adaptar, mas sobretudo para transformar a realidade, para nela intervir, recriando-a” Paulo Freire.

A nosso ver, existem pelo menos 10 bons motivos para a prática da leitura: 1. Quem lê viaja sem sequer sair de casa; 2. Adquire múltiplos conhecimentos; 3. Favorece a escrita; 4. Fornece subsídios e argumentação à produção textual; 5. Permite conhecer o mundo e suas diferentes culturas; 6. Encurta as distâncias; 7. Proporciona independência; 8. Interage com o autor; 9. Desperta o senso crítico, e; 10. Desenvolve raciocínio rápido.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Parto Normal x Cesárea

Uma boa parte da população tem ouvido falar acerca das boas práticas ao parto e nascimento

STTRPL promove Assembleia Geral dia 1º de dezembro

Assembleia Geral Ordinária está prevista no Estatuto

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

CLUBE DO ASSINANTE

EMPRESAS PARTICIPANTES

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.