Sábado, 27 de Agosto de 2016, 16h39
ARQUITETURA
Como ter uma horta em casa?
Veja dicas para aproveitar o espaço que você nem sabe que tem!

Maria Lívia Resende Souza

Cuidar de plantas é um hobby pra muita gente. Distrai, acalma, faz a gente respirar e dar um pause na correria do dia-a-dia. Até porque, tudo que fazemos com carinho e de bom grado faz bem, né?

Ter um lugar pras plantinhas em casa é legal inclusive pra quem curte cozinhar: você pode plantar todos os seus temperinhos e usá-los sempre fresquinhos, ao alcance da mão.

A questão é que nem todo mundo diz ter espaço sobrando pra fazer uma hortinha. Boa notícia: não precisa! Não precisa ter um espaço enorme no terreno pra cultivar suas plantas. Elas nem precisam ser plantadas apenas no chão. E muita gente mora em apartamentos, kitnets, condomínios, e aí é difícil mesmo achar esse tal espaço. Quer saber mais? Acompanhe as dicas a seguir pra você encontrar qual a melhor solução pra fazer sua horta em casa.

 

 

HORTA EM VASOS

 

É uma maneira muito versátil de cultivar, porque dá pra colocar em qualquer lugar! No chão, em cima na bancada, na janela, dentro ou fora de casa. Lembrando que quando digo “vasos” não precisa ser só aqueles comprados. Você pode reaproveitar itens que tenha em casa, que provavelmente iriam para o lixo, como potinhos de vidro, latas de aluminínio e até de plástico. Nada que uma boa pintura ou uma fitinha amarrada não resolva. Fica tão bacana e tem tanta opção, que é assunto pra outro post!

 

 

8.07.jpg   
8.05.jpg

 

 

 

 

HORTA NO CHÃO

 

Essa sim necessita de um espaço físico no chão. Mas nem por isso precisa ser no quintal, na terra. Separa um espacinho na varanda, aí, na área de churrasqueira, em que bata sol e vento, que dá! Você pode plantar em vasos mesmo ou usar caixotes de feira, pallets, canos de PVC, etc.

 

 

8.03.jpg

 

 

 

 

8.04.jpg

 

 

HORTA SUSPENSA

 

Pra quem quer aproveitamento de espaço + decoração criativa! Nessa opção você pode prateleiras, além dos materiais já citados acima, e inventar nas maneiras de suspender: aqui vale abusar de cordas, fio de nylon, cabo de aço, telas, etc.

 

 

8.12.jpg

 

 

 

 

8.02.jpg  

 

 

 

8.10.jpg

 

 

HORTA NA PAREDE

 
 

A utilização da parede garante economia de espaço, né? Além de ganhar um lindo jardim vertical.

 

8.11.jpg

 

 

8.13.jpg

 

 

8.14.jpg

 

 

 

8.01.jpg

 

Que tal? Bora por a mão na terra e fazer uma hortinha?


Fonte: Clique F5
Visite o website: http://jornalodiario.com.br