Quarta-feira, 29 de Julho de 2015, 14h01
VÍRUS
HERPES-ZÓSTER - UM VÍRUS ENCUBADO DA CATAPORA
Você já ouviu falar em herpes-zóster?

Elaine Sampaio

Você já ouviu falar em herpes-zóster? Muitas pessoas nunca ouviram falar, mas podem estar com o vírus encubado no organismo há muito tempo. A doença é causada pelo vírus da varicela zóster, o mesmo vírus que causa a catapora.

Um infectologista de Primavera do Leste, Dr. Luís Henrique Duarte explica que toda a pessoa que teve catapora em alguma fase da vida, pode manifestar em algum momento da sua vida a doença herpes zóster. As lesões que ela causa, assemelha às lesões de herpes, quando na verdade é o vírus da varicela causando uma faixa de lesões. Isso acontece quando a pessoa pega a catapora e esse vírus fica encubado em algum nervo. Em algum momento da vida, a imunidade dessa pessoa pode cair e a doença vai se manifestar. Quando ela se manifesta parece um cobreiro, uma faixa de lesão em uma parte do corpo, que corresponde ao nervo onde o vírus estava encubado. Primeiramente o sintoma é uma ardência no local, seguido de aparecimento de bolhas, que percorre todo o trajeto nervoso, muita dor e possibilidade de febre.

Segundo ele, geralmente, 20% da população que já teve a catapora na infância vai ter a doença. Mesmo depois do tratamento o paciente ainda poderá sentir dor por vários meses. “A doença pode ser confundida com outras doenças dermatológicas que se pare- cem com a herpes zóster. Porém, a diferença está nos sintomas clássicos dela. O local mais comum da doença surgir, vai desde a costela até a região do peito”, explica o infectologista. Em Primavera do Leste, segundo informação dele, há vários casos da doença, assim como em todo o Brasil.”Em caso de sintomas, é indicado a procura de um infectologista ou um dermatologista, que são os profissionais mais qualificados para identificar esse quadro.

HERPES ZÓSTER É CONTAGIOSA

“A herpes-zóster é uma doença contagiosa quando está na fase de bolhas. Com a evolução da doença que vai de bolhas até uma casca grossa e depois na fase de cura ela desaparece. Pegando a varicela fica suscetí- vel a ter herpes-zóster”

O TRATAMENTO

 

“A doença dura aproximadamente dez dias, entre começar a aparecer o sintoma, até terminar a fase de crosta. O tratamento, quanto mais precoce for feito, melhor. O tratamento dura de sete a dez dias, com remédios ou não ela vai se curar sozinha. Com remédios você corta a dor”


Fonte: Clique F5
Visite o website: http://jornalodiario.com.br