Quarta-feira, 30 de Maio de 2018, 12h50
Internacional
Brasileiros apoiam caminhoneiros, mas não querem pagar por acordo, diz Datafolha
Tânia Rêgo/Agência Brasil - 25.5.18 Segundo o Datafolha, 77% dos brasileiros reprovam modo como Temer atuou durante greve dos caminhoneiros A greve...


Segundo o Datafolha, 77% dos brasileiros reprovam modo como Temer atuou durante greve dos caminhoneiros
Tânia Rêgo/Agência Brasil - 25.5.18
Segundo o Datafolha, 77% dos brasileiros reprovam modo como Temer atuou durante greve dos caminhoneiros

A greve dos caminhoneiros, que desencadeou crise de desabastecimento e afetou serviços em todo o País ao longo dos últimos dez dias, conta com o apoio de 87% da população brasileira. A percepção é de pesquisa divulgada nesta quarta-feira (30) pelo instituto Datafolha.

Segundo o levantamento, apenas 10% da população se diz contra a greve dos caminhoneiros , enquanto 2% dos entrevistados se disseram indiferentes à paralisação e 1% não soube responder à pergunta.

O apoio é ainda maior em relação à reivindicação dos grevistas contra os reajustes promovidos pela Petrobras no preço dos combustíveis (especificamente o do óleo diesel, nesse caso). O índice de brasileiros que acham o pleito justo é de 92%, e chega a 57% mesmo entre aqueles que não apoiam a paralisação.

Já quando questionadas sobre a continuidade do movimento grevista, as pessoas entrevistadas pelo Datafolha se dividiram. Aqueles que apoiam o prosseguimento da greve são 56% da população, contra 42% que defendem o seu encerramento. 

A parcela de brasileiros que apoiam a greve entende que não deve ser penalizada com o aumento de impostos ou com o corte de investimentos do governo por conta do acordo feito pelo Planalto com os caminhoneiros. A condução do presidente Michel Temer em relação à crise foi reprovada por 77% dos entrevistados. 

De acordo com o Datafolha, a pesquisa sobre a greve dos caminhoneiros se baseou em 1.500 entrevistas realizadas por telefone, nessa terça-feira (29), com moradores de todas as regiões do País. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.


Fonte: Clique F5
Visite o website: http://jornalodiario.com.br