Sexta-feira, 13 de Abril de 2018, 07h00
FALTA DE PROFISSIONAIS
Consultas médicas são reduzidas no ESF do Bairro Primavera III
Prefeitura diz que profissionais não se interessam em atender naquela região

Pérsio Souza

Os atendimentos médicos, realizados na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Primavera III, foram reduzidos devido a falta de profissionais para realizar consultas. Através das redes sociais, moradores dizem estar indignados, pois o serviço que era todos os dias passou a ser oferecido às segundas, quartas e sextas-feiras. Na publicação, um primaverense diz que a solução é voltar a dormir nas filas para conseguir vaga.

“É o fim da picada mesmo, a população só aumenta no Bairro Primavera III e a gestão diminui o número de médicos. Antes tinha dois médicos na parte da manhã e à tarde um atendia os hipertensos e gestantes, o outro as consultas normais. À noite ainda tinha médico para os trabalhadores. Agora só tem um médico e, ainda por cima, somente segunda, quarta e sexta. É pra acabar... Quem precisa vai ter que voltar a dormir lá pra ver se consegue a vaga. Tomara que algum vereador veja esta publicação e faça algo”, diz um morador em publicação no Facebook.

Após esta publicação, outros primaverenses também se manifestaram e reclamaram da demora dos encaminhamentos e do número reduzido de médicos em outros ESFs.

Em contato com a secretária interina de Saúde, Laura Leandra, foi dito que no caso do Bairro Primavera III, havia uma médica que realizava atendimento extra, porém, a profissional não teve mais interesse e por isso o número de profissionais foi reduzido.

“Estamos com dificuldade na contratação de médicos para o Primavera III. A profissional que realizava os atendimentos naquele bairro disse não ter mais interesse, pois eram horas extras. Já procuramos o grupo de médicos que possuem vínculo com o município, porém, nenhum demonstrou interesse”, relata Laura.

Para tentar resolver este problema a secretária diz que está aberto um processo de credenciamento para médicos atenderem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Assim que tivermos as empresas cadastradas para prestação de serviço na UPA, iremos remanejar médicos para as Unidades de Saúde, dentre elas, no Bairro Primavera III”, afirma.

O chamamento público para credenciamento de empresas especializadas na prestação de serviços médicos de urgência e emergência, em regime de plantão, foi publicado no Diário Oficial de Primavera do Leste (Dioprima), na segunda-feira (9).

O documento diz que os interessados deverão comparecer no setor de licitações, localizado na sede da Prefeitura, na Rua Maringá, n° 444, área central, das 12h às 18h.


Fonte: Clique F5
Visite o website: http://jornalodiario.com.br