Quinta-feira, 18 de Maio de 2017, 09h48
ARQUITETURA
Casas Pequenininhas
Passo a passo pra te ajudar a mobiliar e decorar

Maria LĂ­via Resende Souza

A nossa maneira de morar tem mudado de uns tempos pra cá. É comum vermos apartamentos cada vez menores, com peças suficientes para acomodar o básico para o dia-a-dia e só. Pra receber amigos ou fazer jantares pra muita gente já fica difícil, é necessário improvisar. Tem muita gente morando sozinha, estudantes ou não, morando em quitinetes. E esses espaços que variam entre 30m² e 50m² às vezes acomodam pequenas famílias.

Mas como morar confortavelmente, receber pessoas, estudar, cozinhar, lavar roupa, tudo isso num espaço de 30m² e ainda conseguir deixar tudo lindo? É possível! Mas por onde começar?

 

PALETA DE CORES

 

Já falei sobre a paleta de cores aqui e ela é realmente muito útil, porque ajuda você a organizar as coisas. A paleta de cores nada mais é do que a escolha de alguns tons que vão estar presentes na sua casa, ou seja, as cores das paredes, teto, decoração, móveis e tudo mais girarão em torno desses tons que você escolheu pra compor sua paleta de cores.

Como não estou analisando nenhum projeto específico, posso dizer que não há regras pra essa escolha, além da boa e velha coerência, né? Hahaha! Mas no caso de uma reforma, se alguns elementos da casa vão permanecer (piso, azulejos, móveis), não se esqueça de considerar essas cores já existentes pra daí escolher as cores novas, ok?

Uma maneira legal de visualizar as cores possíveis é pesquisando em sites de tintas, que geralmente possuem uma diversidade enorme de cores. Eu gosto muito do da suvinil. Tem tudo na internet e a maioria das marcas tem inclusive aplicativos pro celular, que facilita bastante. Se você for novo nessas coisas de cores e a diversidade te confundir, vá para o básico: o círculo cromático. Também acha fácil na internet e ele é um círculo de 12 cores, entre primárias, secundárias e terciárias. Nesse caso, mesmo que você não queria exatamente aquele tom de azul, já dá pra ter uma noção e escolher “vou querer usar tons de branco, amarelo e azul” por exemplo.

No caso de uma quitinete isso funciona bem porque não dá pra escolher uma paleta de cor pra cozinha e outra pra sala, já que geralmente fica tudo integrado, então você pode fazer um conjunto de tons pra toda a quitinete ou apartamento.

 

10.7.jpg
10.6.jpg

 

 
APROVEITAMENTO MÁXIMO DO ESPAÇO
 

Em apartamentos pequenos e quitinetes, a palavra é integração! Cozinha integrada com lavanderia, sala de jantar com estar e cozinha, quarto com escritório... Tudo isso pra ganhar espaço ao invés de subdividir uma área que já pequena, em outras ainda menores. Essa é a hora de pensar se não vale a pena a retirada de algumas paredes, portas, divisórias... Mas, por favor, não faça isso sem ajuda profissional. Dá também pra substituir móveis que ocupem muito espaço por outros que sejam mais práticos.

 

10.2.jpg

 

 

MOBILIÁRIO

 

Um dos móveis mais práticos é o sofá-cama. Depende da configuração do seu apê e da sua necessidade, mas é muito útil, tanto pra sala quanto pro quarto.

Invista em móveis versáteis, por exemplo: um hack de TV que tenha espaço pra guardar puffs ou banquinhos embaixo; móveis com rodinhas; banquinhos dobráveis; etc. E utilize seus móveis de maneira mais livre! Se a sala e cozinha são integradas, nada impede que você guarde aquele jogo de taças bacana no móvel da sala, certo? 

 

10.3.jpg

 

10.1.jpg

 

 

DECORAÇÃO

 

Como decoração temos almofadas, roupas de cama, objetos em geral, quadros, porta-retratos, algumas luminárias, enfeites, etc. Quem já passou na frente de uma loja, viu alguma coisa linda, levou pra casa e depois achou que não tinha nada a ver? Pois é. Aquela paleta de cores que você fez vai ser super útil nessa hora. Com ela, você chega na loja e vê que a almofada azul vai ficar mil vezes melhor do que a vermelha, por exemplo. Vai comprar feliz, sem gastos a mais e sua casa vai ficar linda!

Isso serve para os outros itens de decoração também. Não significa que tudo dentro da sua casa tem que ser exatamente daquelas cores, mas se você visualiza esses tons com clareza na sua cabeça, é muito mais fácil escolher até os objetos que você quer e que não fazem parte dessa paleta.

 

10.5.jpg

 

 

ORGANIZAÇÃO

 

Uma casa pequena com tudo fora do lugar não dá uma sensação boa. Pode parecer clichê, mas a organização nesse ponto é muito importante. Com cada coisa no seu lugar seu apê ou quit já ganha outra cara!

 

10.8.jpg

 

 

TRATAMENTO DAS PAREDES

 

Pintura, quadros, fotografias, papel de parede, adesivos, cortinas, espelhos, são elementos que podem transformar seu ambiente ocupando quase nenhum espaço. Aproveite as paredes também para pendurar prateleiras, nichos, fazer cabideiros, isso se tiver espaço suficiente e for viável.

Outra dica: abuse das portas de correr! Elas ajudam na economia do espaço e possibilitam a aplicação de espelhos ou outros tratamentos. Sabe a lavanderia que você queria esconder? Então. Pode ser possível usando portas de correr!

 

Pra que tudo isso funcione de maneira eficiente é sempre necessário ter em mente que todos esses elementos precisam do espaço certo para funcionar corretamente e de maneira confortável para você e sua família, havendo a necessidade de analisar o todo e não apenas em soluções pontuais, senão você pode ter muita dor de cabeça!

 

10.4.jpg

 


Fonte: Clique F5
Visite o website: http://jornalodiario.com.br