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Sexta-feira, 19 de Abril de 2019, 20h:53

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Facebook: Zuckerberg pode ser apontado como responsável por vazamentos de dados

Mark Zuckerberg pode ser apontado como o responsável direto pelos escândalos de vazamento de dados e violação da privacidade de usuários pelo...


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Mark Zuckerberg pode ser apontado como o responsável direto pelos escândalos de vazamento de dados e violação da privacidade de usuários pelo Facebook após uma investigação que está sendo levada a cabo pelo governo americano, de acordo com o jornal "The Washington Post"

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Mark Zuckerberg
Reprodução/Twitter
Mark Zuckerberg pode ser apontado como principal responsável pro vazamento de dados de usuários do Facebook

A maior rede social do planeta, com mais de 2 bilhões de usuários, está na mira da Comissão Federal de Comércio (FTC, em inglês) dos Estados Unidos depois de vários escândalos em que as informações dos usuários foram parar nas mãos de terceiros, em especial no caso da consultoria Cambridge Analytica, que fez uso político de dados de 50 milhões de usuários compartilhados indevidamente pelo Facebook , sem consentimento.

Fontes disseram ao Post que a FTC estuda examinar mais a fundo o papel do diretor executivo e cofundador da rede nos escândalos de vazamento de dados , além de aplicar uma multa multibilionária à empresa de internet. Em comunicado ao jornal americano, a rede social afirmou esperar "chegar a uma resolução justa e adequada" do caso na FTC.

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"A comissão deveria apontar Zuckerberg como responsável", afirmou o senador Ron Wyden ao Post. Até agora, embora a rede social esteja sob o escrutínio de Washington, seu diretor ainda não era tido como um alvo específico da investigação.

O caso vem se concentrando em saber se a rede social violou os termos de um acordo com a FTC em 2011 em que se comprometia a se transparente com seus usuários sobre a utilização de suas informações na plataforma. Em caso de não cumprimento do acordado, as multas seriam pesadas.

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A revelação chega no momento de mais um escândalo — o Facebook colheu os contatos de e-mail de 1,5 milhão de seus usuários ao longo de anos sem avisá-los previamente, disse o site Business Insider.

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