politica /

Quinta-feira, 20 de Abril de 2017, 12h:10

A | A | A

Palocci será interrogado por Moro hoje em ação da Lava Jato

Na terça-feira, o Superior Tribunal de Justiça negou pedido de liberdade feito pela defesa do ex-ministro; Palocci segue negando as acusações contra ele


Imagem de Capa
Investigações da Lava Jato apontam que Palocci atuava para garantir o atendimento dos interesses da Odebrecht
Antonio Cruz/Agência Brasil - 16.11.2010
Investigações da Lava Jato apontam que Palocci atuava para garantir o atendimento dos interesses da Odebrecht

O ex-ministro Antonio Palocco será será interrogado pelo juiz federal Sérgio Moro, nesta quinta-feira (20), na ação penal da Operação Lava Jato que apura seu envolvimento no esquema de propina da Odebrecht.

Leia também: Em delação, Odebrecht cita pagamento de milhões de reais para Lula via Palocci

Preso desde setembro do ano passado em ação decorrente da Lava Jato . O petista foi ministro da Fazenda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da Casa Civil na gestão Dilma Rousseff (PT).

Nesta terça-feira (18), o STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou o pedido de liberdade feito pela defesa de Palocci.

Relator dos recursos no processo, o ministro Felix Fischer avaliou que não há constrangimento ilegal que justifique a soltura do ex-ministro. Além disso, Fischer entende que a prisão é necessária para a garantia da ordem pública, uma vez que foi decretada para combater a corrupção sistêmica.

Ainda nesta quinta, Moro ouve tambem o ex-assessor de Palocci, Branislav Kontic, na sede da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba. Ambos são acusados dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na ação.

Leia também: Operação Lava Jato: ministro do STF nega pedido para soltar Antonio Palocci

Palocci e Kontic são os últimos dois réus a serem interrogados por Moro no processo. Após essa fase de interrogatórios, as defesas e a acusação podem solicitar diligências complementares, que serão analisadas pelo juiz.

Em seguida, Moro terá que determinar os prazos para apresentação das alegações finais, última fase do processo antes da declaração da sentença dos reús.

Investigações contra Palocci

Segundo as investigações feitas pela Polícia Federal, a empreiteira Odebrecht tinha uma “verdadeira conta-corrente de propina” com o PT.

Para os investigadores, a conta era gerida pelo ex-ministro Palocci e os pagamentos a ele eram feitos por meio do Setor de Operações Estruturadas da empreiteira – responsável pelo pagamento de propina a políticos – em troca de benefícios indevidos no governo federal.

Leia também: Em depoimento, João Santana diz que recebeu caixa 2 em campanhas de Lula e Dilma

A defesa de Palocci nega as acusações e sustenta que Sérgio Moro é parcial na condução do processo da Lava Jato.

* Com informações da Agência Brasil.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

21/05 - Na noite do último sábado, 19, os holofotes estavam voltados para o casal Rosi e Moacir Quaini que celebrou 30 anos de união com pomposa festa, no centro de eventos Primacredi. A romântica história de amor que teve inicio em 1988, na Catedral do Divino Espirito Santo, em Cruz Alta- RS, foi reafirmada, dessa fez com a presença dos frutos da união, os filhos Leonardo e Letícia Quaini. Há cerca de aproximadamente um ano juntamente com a cerimonialista Sibeli Salvatori os noivos começaram a organizar a noite que será eternizada para sempre. Profissionais de mão cheia foram convocados para a suntuosa comemoração. A décor Silvânia Costa traduziu toda a magnitude da celebração nos detalhes da imponente decoração em tons de branco, verde e champanhe. O buffet foi assinado pela requisitada Mirian Avila, e o repertório musical ficou por conta da banda Comunicasom que animou os convidados até altas horas da matina. Os filhos Letícia e Leonardo não conteram as lágrimas ao proferirem homenagem aos pais expressando todo amor, carinho e gratidão ao voltarem ao tempo e relembrar, como a união pautada no amor e cumplicidade vence os desafios do tempo. A bênção de renovação dos votos de amor e fidelidade foi ministrada pelo frei Constantino e testemunhada por em torno de 250 convidados que celebraram o momento ímpar com a família que esbanjou felicidade do começo ao fim da noite. As fotos oficiais foram registradas pelas criteriosas lentes do cuidadoso e atento fotógrafo Marcello Holanda. Nossa coluna hoje é exclusiva em homenagem a badalada Bodas de pérola e destaca momentos de emoção dos queridos Rosi e Moacir Quaini que distribuíram abraços e sorrisos durante toda a comemoração. Confiram!

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.