Polícia Federal /

Terça-feira, 15 de Maio de 2018, 12h:15

A | A | A

PF combate lavagem de dinheiro praticada por foragido

Criciúma/SC – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (15/5) a Operação Mentionica, que se trata de um desdobramento de prisão em flagrante...


Imagem de Capa

Criciúma/SC – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (15/5) a Operação Mentionica, que se trata de um desdobramento de prisão em flagrante por evasão de divisas, ocorrida no último dia 16/4, de indivíduo abordado pela Polícia Rodoviária Federal, na rodovia BR- 101, quando transportava USD$ 20 mil, diversas outras moedas estrangeiras e uma caixa com medicamentos entorpecentes, muitos usados no golpe conhecido como "boa noite cinderela". Ele voltava de viagem ao exterior, sem que tivesse comunicado à repartição federal competente que portava tais valores.

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão, na cidade de Blumenau/SC, expedidos pela 7ª Vara Federal de Florianópolis/SC, especializada em crimes financeiros e de lavagem de dinheiro.

No decorrer das apurações, foi averiguado que o investigado utilizava nome falso e que havia sido condenado pela Vara Criminal de Matinhos/PR há cerca de 20 anos. Desde então, usava diversas identidades falsas para não se apresentar à Justiça brasileira. Há indícios de que teria se evadido do Brasil e confeccionado passaporte falso, tendo sido deportado da França após ter cumprido pena privativa de liberdade pela prática de roubo, quando reduzia a capacidade de resistência de suas vítimas, dopando-as, no golpe conhecido como "boa noite cinderela".


Foi apurado que o investigado teria praticado outros crimes utilizando nomes falsos, e       que ele e sua companheira estariam movimentando recursos consideráveis, inclusive transitando pelas fronteiras com o Uruguai e Paraguai,.

 


Comunicação Social da Polícia Federal em Criciúma/SC

Contato: (48) 3461-8601

dpf.cm.ccm.srsc@dpf.gov.br

 

** A palavra "Mentionica", nome da operação, tem origem no latim tardio do século XI, remetendo ao latim clássico mendacium, termo ligado à palavra mentir, uma alusão às falsidades ideológicas realizadas pelos investigados para ludibriar a Justiça.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

21/05 - Na noite do último sábado, 19, os holofotes estavam voltados para o casal Rosi e Moacir Quaini que celebrou 30 anos de união com pomposa festa, no centro de eventos Primacredi. A romântica história de amor que teve inicio em 1988, na Catedral do Divino Espirito Santo, em Cruz Alta- RS, foi reafirmada, dessa fez com a presença dos frutos da união, os filhos Leonardo e Letícia Quaini. Há cerca de aproximadamente um ano juntamente com a cerimonialista Sibeli Salvatori os noivos começaram a organizar a noite que será eternizada para sempre. Profissionais de mão cheia foram convocados para a suntuosa comemoração. A décor Silvânia Costa traduziu toda a magnitude da celebração nos detalhes da imponente decoração em tons de branco, verde e champanhe. O buffet foi assinado pela requisitada Mirian Avila, e o repertório musical ficou por conta da banda Comunicasom que animou os convidados até altas horas da matina. Os filhos Letícia e Leonardo não conteram as lágrimas ao proferirem homenagem aos pais expressando todo amor, carinho e gratidão ao voltarem ao tempo e relembrar, como a união pautada no amor e cumplicidade vence os desafios do tempo. A bênção de renovação dos votos de amor e fidelidade foi ministrada pelo frei Constantino e testemunhada por em torno de 250 convidados que celebraram o momento ímpar com a família que esbanjou felicidade do começo ao fim da noite. As fotos oficiais foram registradas pelas criteriosas lentes do cuidadoso e atento fotógrafo Marcello Holanda. Nossa coluna hoje é exclusiva em homenagem a badalada Bodas de pérola e destaca momentos de emoção dos queridos Rosi e Moacir Quaini que distribuíram abraços e sorrisos durante toda a comemoração. Confiram!

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.