Mato Grosso /

Domingo, 14 de Abril de 2019, 13h:39

A | A | A

Jornalistas vivenciam atividades práticas do Corpo de Bombeiros

Um grupo de jornalistas vivenciou, e sentiu na própria pele, os riscos a que estão expostos os Bombeiros Militares em sua missão de combate a sinistros....


Imagem de Capa

Um grupo de jornalistas vivenciou, e sentiu na própria pele, os riscos a que estão expostos os Bombeiros Militares em sua missão de combate a sinistros. Eles participaram do evento “Pauta no Fogo”, nesta sábado (13), cujo objetivo foi conhecer, por meio de treinamentos, o dia a dia desses profissionais. 

Pela manhã, as atividades foram realizadas no 1º Batalhão de Bombeiros Militares, com os jornalistas realizando atividades ligadas a combate a incêndios urbanos, mergulho e salvamento aquático e em altura. 

“São atividades que desenvolvemos dentro dos centros urbanos”, explicou o comandante-geral do Corpo Bombeiros Militares de Mato Grosso, Coronel Alessandro Borges, que abriu os trabalhos com uma mini palestra aos participantes. 

No treinamento de combate a incêndios urbanos, os profissionais da imprensa, num total de 9, ao lado de outros quatro convidados conheceram e utilizaram os equipamentos comuns nestas ocasiões, como capacete, bala clava, luva, roupa de proteção antichama, também conhecida como roupa de aproximação, cujo peso chega a 20 kg, e máscara de proteção respiratória. 

O ponto alto foi a escalada da escada magirus, cuja altura total chega a 50 metros. Três pessoas eram erguidas a cada vez, chegando a atingir 30 metros de altura, segundo um dos treinadores. 

“Uma sensação indescritível, claro que sem a adrenalina de quem vive uma situação real. Lá de cima a gente vê Cuiabá, Chapada dos Guimarães. Achei que nunca teria esta oportunidade”, disse o fotógrafo Rodinei Crescêncio. 

“Nossa proposta é mostrar aos profissionais da imprensa, que estão sempre presentes com a gente em várias situações, o cotidiano prático  dos bombeiros. É importante estreitar nossos laços e eles sentirem como são nossas atividades operacionais”, afirmou o instrutor de combate a incêndio, tenente Rivaldo Miranda de Andrade.

Os grupos participaram ainda de treinamento em altura, com exercícios de rapel e resgate de vítimas, na caixa d’agua do 1º Batalhão, cuja altura foi calculada em 15 metros, e de prática de mergulho e salvamento em uma piscina com seis metros de profundidade. 

A jornalista Suelen Alencar, que fez o rapel, disse que foi uma das experiências mais intensas da sua vida. “É um desafio muito grande estar aqui. Eles passam segurança pra gente, mas mesmo assim o medo não escapa. Achei até que fosse desistir lá em cima, mas superei o medo. Valeu muito a pena".

No período da tarde, os convidados seguiram para o Campo de Treinamento do Exército, localizado no Coxipó do Ouro, onde seriam realizados os treinamentos de campo, como prevenção e combate a incêndio florestal, busca, resgate  salvamento com cães, busca e resgate com estrutura colapsada e atendimento pré-hospitalar e resgate aéreo.  

“Todas estas atividades são seguras. Colocamos à disposição todos os equipamentos de proteção, além das unidades de resgate. Como a segurança é trivial em nossas operações, também aqui é colocada como primeira pauta”, concluiu o comandante do 1º Batalhão de Corpo Bombeiros, Batalhão Cacique, major Queiróz.    

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.