Internacional /

Domingo, 15 de Abril de 2018, 08h:19

A | A | A

Maioria acha que prisão do ex-presidente Lula foi justa, aponta Datafolha

Lula Marques/Agência PT Juiz Sérgio Moro condenou ex-presidente Lula por crimes de corrupção e lavagem no caso tríplex da Lava Jato Em pesquisa...


Imagem de Capa
Juiz Sérgio Moro condenou ex-presidente Lula por crimes de corrupção e lavagem no caso tríplex da Lava Jato
Lula Marques/Agência PT
Juiz Sérgio Moro condenou ex-presidente Lula por crimes de corrupção e lavagem no caso tríplex da Lava Jato

Em pesquisa divulgada neste domingo (15), realizada pelo Instituto Datafolha, a maioria dos entrevistados acha justa a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aconteceu no último dia 7 de abril.

Leia também: Justiça ordena o fim de acampamentos contra e pró-Lula em Curitiba e fixa multa

O levantamento mostrou que 54% dos entrevistados consideram que a prisão de Lula é justa, e que ele não deverá participar das eleições presidenciais de 2018. Enquanto isso, 40% dos participantes não acreditam que prender o ex-presidente tenha sido correto. Do total dos entrevistados, 6% decidiram não opinar.

Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em junho do ano passado, em primeira instância no caso triplex. E, no início deste ano, a condenação foi confirmada em segunda instância, com pena de 12 anos e 1 mês de reclusão. O petista está encarcerado na sede da Polícia Federal em Curitiba em local especial.

O resultado divulgado no jornal Folha de S.Paulo foi baseado em 4.194 entrevistas entre quarta-feira (11) e sexta-feira (13) de abril, em 227 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Eleições

A prisão do ex-metalúrgico prejudicou sua candidatura presidencial, mas o manteve na liderança. O l evantamento aponta Lula com 31% das intenções de voto no cenário mais favorável entre nove pesquisados .

Apesar de continuar como favorito, a possível reeleição do petista perdeu força, tendo em vista que no fim de janeiro, quando o levantamento anterior do Datafolha foi divulgado, o ex-presidente tinha até 37% das preferências.

De acordo com o PT, a intenção é manter Lula como candidato, mesmo com o petista preso no último dia 7 por lavagem de dinheiro e corrupção. De acordo com a Lei da Ficha Limpa, ele não poderia participar da eleição, mas a legislação permite o registro mesmo preso. Sendo assim, caberia à Justiça Eleitoral decidir a legitimidade da candidatura.

Leia também: Advogados entram com recurso no STF por liberdade de Lula

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.