

A Fifa anunciou nesta quinta-feira (12) o nome do árbitro da final da Copa do Mundo, que será disputada no domingo (15) entre França e Croácia. O escolhido foi o argentino Nestor Pitana, de 43 anos de idade, que será o árbitro principal de uma partida pela quinta vez nesde Mundial.
Antes de ser escolhido árbitro da final da Copa do Mundo
, Pitana já havia sido o responsável pela arbitragem na partida de abertura
, disputada entre Rússia e Arábia Saudita no último dia 14 de junho (que terminou em vitória dos anfitriões por 5 a 0). Desse modo, Nestor Pitana se tornará a segunda pessoa a apitar o primeiro e o último jogo de um mesmo Mundial, repetindo o feito do também argentino Horacio Elizondo, em 2006.
Para a final no Estádio de Lujniki, em Moscou, Pitana terá como auxiliares os compatriotas Juan Pablo Bellati e Hernan Maidana, enquanto o holandês Bjorn Kuipers foi escolhido para ser o quarto árbitro.
Leia também: Enxotado dos Emirados Árabes, técnico foi de interino a herói com a Croácia
Histórico de Pitana na Rússia
Além de apitar o jogo de abertura, Nestor Pitana já atuou nesta Copa nas partidas disputadas entre México e Suécia, na primeira fase, Croácia e Dinamarca, nas oitavas, e França e Uruguai, nas quartas de final.
O argentino tem ainda em seu currículo atuações em quatro partidas do Mundial de 2014 – entre elas, a vitória de 1 a 0 da Alemanha sobre a França em jogo válido pelas quartas de final do torneio. Pitana também esteve nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e na Copa das Confederações do ano passado.
Além de anunciar quem será o árbitro da final da Copa do Mundo , a Fifa também comunicou quem serão os responsáveis pela arbitragem na disputa pelo terceiro lugar, entre Bélgica e Inglaterra, no sábado. O juiz principal será o iraniano Alireza Faghani, que terá como auxiliares os também iranianos Reza Sokhandan e Moha Mansouri. O quarto árbitro será o senegalês Malang Diedhiou.
Leia também: Com o assédio na Copa, Fifa proíbe emissoras de filmarem "torcedoras bonitas"