Mauro Wendelino Weis /

Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2016, 21h:32

A | A | A

Escola Municipal Mauro Wendelino Weis

Primeira escola municipal de Primavera do Leste


Carregando fotos
Elaine Sampaio

A Escola Municipal de Suplência, Pré E I Grau Mauro Wendelino Weis, iniciou seu funcionamento no ano de 1989, três anos após a emancipação do município, com quatro salas de aula, atendendo aproximadamente 300 alunos da 1ª a 8ª série do ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino e também suplência Fase I, correspondente a 1ª e 2ª série para jovens e adultos, no período noturno.

A escola recebeu esse nome em homenagem a um dos fundadores da cidade que havia falecido naquela época senhor Wendelino Weis.

 

No período 1989/1990 a primeira direção da escola, ficou com professora Márcia Roza Lorenzzon e sua equipe de 19 professores e 03 funcionários.

 

Com passar dos anos, além de aumentar o número de alunos, aumentava também o número de profissionais para atendê-los. Até que no período de 1993/1994, os professores se reuniram com a coordenação da escola pedindo para modificar o conteúdo programático ministrado aos alunos, com objetivo de melhorar o índice de aprovação e a qualidade de ensino. Ainda neste período foi implantado um laboratório de ciências para atividades práticas de pesquisa cientifica desde as turmas da pré-escola ao supletivo.

 

Foi criado o Projeto Horta Escolar de grande valia para a escola, com isso, ajudou a complementar a merenda escolar, além de os estudantes aprenderam na prática a técnica de plantio de verduras e legumes.

 

No período de 1995/1996 o número de alunos já era de 1.050 e um quadro de funcionários de 45 servidores.

 

Final do ano de 1996 a escolha de diretores passou a acontecer através de processo eletivo e não mais por indicação do prefeito.

 

No período de 1998 acontece uma inovação no ensino municipal que foi o laboratório de informática. O laboratório mais moderno do Brasil e o primeiro do Estado do Mato Grosso.

 

O ano de 2000 acabou sendo realizado o concurso público pela Prefeitura Municipal, onde a escola foi comtemplada com professores qualificados que tomaram posse e passaram a exercer suas atividades.

 

Em 2001 é construída ala administrativa, onde a escola passou a ter sala de coordenação, sala de direção, secretaria, sala de professores e biblioteca, das quais 03 salas de aula foram disponibilizadas para as turmas que funcionavam no Centro Comunitário Jericó que foram  transferidas para elas, facilitando assim o trabalho pedagógico.

 

Durante os mandatos de 2009 a 2012, o cargo de diretor escolar volta a ser através de indicação, ou melhor, cargo de confiança do gestor.

 

Em 2014, acontece a gestão democrática, onde a diretora é escolhida pela comunidade escolar por um período de dois anos. A partir desta gestão, a escola assume a autonomia escolar e o resgate da autoestima de seu corpo docente e discente.

 

Hoje a Escola Municipal Mauro Wendelino Weis trabalha com 90 servidores atendendo 1.300 alunos, com dois períodos, matutino e vespertino.

Atualmente a diretora é a professora Elaine Teresinha Scopel.

 

Gestão e diretores desde o início de funcionamento da escola:

1989/1990 – Profª Márcia Lorenzzon

1991/1992 – Profº Adércio V. Render

1993/1994 – Profª Rosani Mª Londero

1995/1996 – ProfªEliete Aparecida

Pereira da Silva Solani

1997à 2000 – Profº Arlindo Kothe

2001/2002- Profª Rosimeire Q. Garcia

2003/2004- Profº Arlindo Kothe

Desempenharam também as funções de diretor da escola, nomeadas pela gestão municipal as professoras Eresmina Xavier de Melo, Lucilvia Savi Mundi, Selma Mezzomo Dal Roveri e professor Derly Garcia Pereira.

 

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!