Érico Piana /

Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2016, 20h:56

A | A | A

Érico Piana

"Viemos com pressa de crescer, de alcançar resultados e realizar sonhos"


Carregando fotos
Stephanie Freitas

Exercendo o quarto mandato como prefeito de Primavera do Leste, Érico Piana Pinto Pereira, 63 anos, gaúcho de São José do Ouro conheceu a região em 1980, antes mesmo de ser um distrito. “Meu pai Gervásio Pinto Pereira era produtor rural em Guaraniaçu/PR, e após adquirir uma propriedade nessa região, pediu para que eu viesse ajudá-lo com a documentação”, contou.

Na ocasião, Érico conheceu alguns moradores e empresários de Primavera como Darnes Cerutti e Nelso Marcon, os quais o incentivou a mudar-se, pela necessidade de um contador na cidade. Érico já possuía dezessete anos de experiência como contador na Prefeitura de Guaraniaçu, no Paraná.

Foi então que aos 36 anos, mudou-se para Primavera acompanhado da esposa Neiva Piovesan Pereira, e dos filhos Péricles e Andréa. Em 1982, abriu o primeiro escritório de contabilidade da cidade, o Escritório Contábil Primavera. “Por ser ainda um núcleo urbano, haviam poucos clientes e o trabalho era dificultado pela falta de estrutura. Para se ter uma ideia, era preciso ir até Poxoréu para tirar cópia de algum documento. Depois de um tempo, eu adquiri a primeira máquina copiadora que acabou sendo usada por outros moradores. Além disso, eu realizava até mesmo contratos de empresas e fazendas. Assim o escritório foi crescendo, acompanhando o ritmo acelerado da cidade”, relembrou Érico. Em 1984, adquiriu uma área rural. Em 1986, criou a loja de materiais para construção Primacon.

Incentivado pelo pai e por vários amigos, decidiu ingressar na vida pública, sendo eleito prefeito de Primavera do Leste por quatro mandatos - 1989/1992, 1997/2000, 2001/ 2004 e a atual gestão, 2013/2016. “Eu não pensava em ser político, cheguei a até relutar, mas fui convencido por amigos e familiares pelas necessidades da cidade”, declarou.

Após ingressar na carreira política, Érico vendeu o escritório contábil e a loja de materiais, continuando a ser produtor rural. Com relação ao desenvolvimento de Primavera, Érico diz que foi surpreendente. “Sempre tivemos essa percepção de que a cidade tinha potencial e iria crescer, mas não imaginamos que seria tão rápido. Acredito que isso tenha ocorrido porque todos deram as mãos e trabalharam juntos, visando o melhor para a cidade”, avaliou.

Em seu primeiro mandato, tendo como vice-prefeito o Sr. Ernesto Ruaro, o desafio foi conduzir um vilarejo com apenas dois anos de emancipação a se tornar uma grande cidade, em um momento em que tudo era de extrema prioridade.

De volta à prefeitura em 1997, desta vez com Dr. Irineu Veit como vice, Érico Piana tinha a missão de dar continuidade ao crescimento expressivo da cidade, que já era uma referência no agronegócio e sua fama atraía muitas pessoas em busca de melhores oportunidades. Para atender a demanda, as ações de infraestrutura eram emergenciais.

Reeleito para mais um mandato (2001/2004), tendo com vice Dr. Divadir de Pieri, o desafio era dar continuidade ao processo de desenvolvimento sustentável e promover mais qualidade de vida para a população.

Ao deixar a prefeitura no final do seu mandato em 2004, Érico Piana passou a se dedicar aos negócios da família, com destaque na produção agrícola de soja, milho e feijão.

A volta ao cenário político foi em 2012, como candidato a prefeito pela quarta vez, atendendo a solicitação de familiares, amigos, servidores públicos e da sociedade.

O democrata Érico Piana é reconhecido por sua relevante contribuição para o desenvolvimento de Mato Grosso. Não somente pela condução da sempre próspera Primavera do Leste, onde realizou e realiza obras e ações fundamentais nas áreas de Saúde, Educação e na Assistência Social, mas também por sua atuação como Secretário de Estado de Agricultura em 1994, onde desenvolveu projetos importantes para o estado e como presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM por dois mandatos (1997/1998) e (1999/2000). Érico Piana foi também vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios - CNM por dois mandatos e vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso - FAMATO por dois mandatos.

“É motivo de muita satisfação ver a cidade como está. O desenvolvimento é constante, basta ficar um tempo sem passar por algum bairro, que quando retornamos, sempre encontramos construções novas. Passamos por muitos desafios e hoje somos um polo regional, a 5ª economia do Estado. Primavera é uma cidade modelo. Esse sentimento de satisfação é meu e de todos os outros que viram a cidade crescer. É algo que a história não apaga”, destacou o prefeito.

Diferente de outras cidades do Brasil, o crescimento de Primavera do Leste foi acelerado, e segundo Érico, porque a colonização daqui foi diferente. “Viemos com pressa de crescer, de alcançar resultados e realizar sonhos. Nosso desejo era de passar o resto da vida aqui, então não medimos esforços para fazer o melhor. Apesar disso, temos a consciência de que não conseguimos fazer tudo o que era preciso. Mas acima de tudo, é uma enorme satisfação pessoal ver onde Primavera chegou”, declarou Érico.

 

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!